Os caminhos para estarmos juntos

 

Por Bruna Bittencourt e Douglas Vieira

Publicado na Trip

Os tempos estão difíceis, independentemente de qual seja a orientação política de cada um. O bombardeio de notícias falsas e reais, ambas de caráter preocupante e distópico, é constante. A capacidade de dialogar se restringe cada vez mais ao ato de conversar entre pessoas de pensamentos iguais, quase sempre propagando ideias prontas, seja em memes seja em textos que dificilmente conseguimos rastrear a origem. Dos dois lados há uma certeza falsa, como costumam ser as certezas, de que é impossível conversar e compreender quem está do outro lado. Os exemplos infelizmente são muitos mais além desses, e as questões a serem debatidas são diversas. Respostas diretas e objetivas não existem, mas o Trip Transformadores resolveu investigar um caminho sem o qual nenhuma solução é possível, resumido na pergunta-tema do evento realizado ontem na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo: “Conviver é possível?”.

A noite, que teve a jornalista e escritora Milly Lacombe como mestre de cerimônias,  começou com o debate “Como cuidar dos que ninguém quer cuidar?”, mediado por ela. O encontro reuniu o militante dos direitos humanos padre Júlio Lancellotti, o ativista do esporte e fundador da Associação Miratus de Badminton Sebastião Oliveira e a cientista política especialista em segurança pública Ilona Szabó. “Vivemos um momento difícil em que estamos desaprendendo a escutar. Mas a escuta é o primeiro passo para o Brasil aprender a conviver. Passando as eleições, a gente precisa tranquilizar o país e construir as pontes que vão nos permitir conviver. Nunca imaginei viver um momento como esse em que as pessoas não se escutam. Mas dá pra virar”, disse Ilona. Padre Júlio terminou o papo com firmeza, arrancando aplausos da plateia: “É possível conviver sem ter medo do conflito, sem ter medo da luta pela vida dos fracos. Vou conviver e vou viver lutando até o fim”.

 

Leia a matéria completa

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo