Índice de Segurança da Criança

O Índice de Segurança da Criança (ISC) dá voz às crianças, mapeando suas percepções sobre a violência em seu dia-a-dia. Para isso, faz uso de um aplicativo de código-fonte aberto (open source), desenvolvido pelo Instituto Igarapé. O ISC foi testado em Recife e no Rio de Janeiro em 2014 e em São Paulo em 2015.

Entre 2015 e 2016, mais 12 cidades brasileiras aplicaram o ISC em crianças (8-12 anos) e adolescentes (13-17 anos).

O que é o ISC?

O ISC é um aplicativo baseado no Kobo, que rastreia as experiências de crianças e jovens em áreas afetadas pela violência. Permite a documentação de tendências de violência doméstica, na escola e na comunidade de acordo com dados geo-espaciais e temporais. Os dados gerados pelo aplicativo são enviados a uma plataforma de visualização interativa desenvolvida pelo Instituto Igarapé e em fase de testes (em breve o link será disponibilizado aqui, confira abaixo o layout). O protótipo do ISC está sendo testado em diversas cidades no Brasil com apoio da Bernard Van Leer Foundation (2013-2016) e da Google (2014-2016), de quem recebeu o prêmio Desafio de Impacto Social; em 2017, o aplicativo também será utilizado na América Central e Caribe.

Quem são os parceiros do ISC?

O ISC já foi aplicado em 14 cidades brasileiras de diferentes regiões do país em parceria com diversas organizações parceiras: Instituto Bola Pra Frente (RJ); Shine a Light e Universidade Federal de Pernambuco (PE); Neca, Nepsid , CEU Parque Anhanguera e EMEFM Antônio Alves Veríssimo (SP) e Visão mundial (CE, RN, PB, PE, AL, RJ, AM, MG e BA).

Cada um destes parceiros tem utilizado o ISC em projetos em andamento que focam a prevenção da violência e proteção infantil. O uso do aplicativo contribuirá para medir o impacto destes projetos na segurança real e percebida das crianças.

Nos EUA, o ISC deve ser aplicado pela CureViolence em cidades como Chicago e Nova York.

Quais são os resultados do ISC?

O ISC vai gerar dados novos, análises e representações visuais da segurança real e percebida em áreas afetadas por altos índices de violência e baixa renda no Brasil e nos Estados Unidos. O aplicativo irá representar as experiências específicas de quase 4 mil crianças, adolescentes e adultos entre 2014 e 2016. Até o momento, o ISC foi implementado em 14 cidades brasileiras e suas informações serão retradadas em campanhas globais e nacionais de conscientização sobre a violência contra as crianças.

#SegurançaParaACriança

A Campanha do Índice de Segurança das Crianças (ISC) pretende chamar a atenção para os riscos a que crianças e adolescentes estão submetidos – no Brasil e no mundo. Com o uso da hashtag #SegurançaParaACriança, também o slogan da campanha, se dá destaque às formas que os mais novos percebem e experienciam a violência em casa, na escola e em espaços públicos. A campanha consiste em publicações, peças gráficas e um vídeo – que foram lançados na mídia e nas redes sociais, circulando entre agosto e setembro de 2016. Um objetivo central é mostrar como o ISC é uma ferramenta digital eficiente para obter dados e para perceber os níveis de insegurança entre crianças e adolescentes.

Publicações:

Na mídia:

    O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

    Pular para o conteúdo