Ficha técnica:
“Você pode mudar o mundo” é uma produção da Rádio Novelo para
o Instituto Igarapé

Roteiro: Mariana Filgueiras
Coordenação geral pela Radio Novelo: Claudia Holanda
Coordenação geral pelo Instituto Igarapé: Dandara Tinoco e Renata Giannini
Produção: Dandara Tinoco, Marcelle Darrieux, Marianna Mendes e Renata Giannini.
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Raphael Durão e Stephanie Gonçalves
Coordenação digital de Bia Ribeiro
Para falar com a equipe: contato@igarape.org.br

Txai Suruí: em defesa da Amazônia e das mulheres indígenas

Única brasileira a discursar na abertura da COP26, Txai Suruí impressionou o mundo com sua fala em defesa da floresta e dos povos indígenas. A estudante conversa com Ilona Szabó sobre a resistência de mulheres indígenas contra o avanço do desmatamento e do garimpo na Amazônia.

No Brasil, as mulheres indígenas têm três vezes mais chances de serem assassinadas que as mulheres brancas, de acordo com dados da plataforma EVA (Evidências sobre Violências e Alternativas para mulheres). As principais violências praticadas contra mulheres indígenas são a violência física, que representa 60% dos casos que chegam ao sistema de saúde, e a violência psicológica, como ameaças, que são 30% dos casos notificados.

 

Além disso, o medo de sofrer represálias dos companheiros e o estigma na comunidade ainda representam barreiras importantes para que as mulheres indígenas denunciem quando são vítimas de violência doméstica. Entre aquelas que se tornam ativistas, esse estigma pode ser ainda maior e pior: pode induzir a dinâmicas de violência doméstica e também por parte de desconhecidos, como forma de desencorajá-las a lutar por suas causas.

Quer saber mais sobre os temas tratados por Txai Suruí no podcast?
Veja aqui alguns materiais:

Disponível nas principais plataformas

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo