Segurança
Climática

As relações entre clima e segurança têm múltiplos sentidos. De um lado, mudanças climáticas agravam a insegurança alimentar, os fluxos migratórios e os conflitos. De outro, crimes ambientais causam danos a nossas florestas, biodiversidade, populações e, assim, intensificam o aquecimento global. Desse modo, os fenômenos atingem regiões de todo o mundo, em especial, as que já são vulneráveis como a Amazônia e parte da África Ocidental. 

 

O programa Segurança Climática do Instituto Igarapé busca fortalecer políticas públicas e corporativas de maneira que elas priorizem a relação entre esses temas. Isso significa prevenir a destruição do meio ambiente e de vidas. 

 

Nossas ações incluem desenvolver tecnologias para monitorar e analisar ameaças climáticas e crimes ambientais; apoiar a aplicação da lei; propor modernizações para a cadeia de suprimentos; e fortalecer a cooperação regional. 

A ferramenta oferece uma interface intuitiva para facilitar a tomada de decisões e estimular o investimento responsável e sustentável na Amazônia

plataforma Earth Time exibe em uma escala planetária (referente às últimas três décadas) riscos climáticos e humanitários – como fluxos de refugiados, terrorismo, dentre outros.

A plataforma EcoCrime Data mostra como grilagem de terras, extração ilegal de madeira, mineração ilegal e comércio ilícito de animais vêm prejudicando, também, o clima.

A exploração ilegal de ouro na Amazônia tem provocado a destruição da floresta e de vidas. Acesse a pagina de Mineração Ilegal e saiba mais.

A página Clima e Segurança na África mostra em análises e visualizações de dados como os países que menos emitem gases de efeito estufa estão entre os mais ameaçados pela mudança climática e a insegurança relacionada a ela.

Agenda “Governar para não entregar”, será entregue aos principais candidatos à presidência do país, para os quais serão apresentadas propostas de ação tendo como prioridades o fortalecimento do Estado de Direito e o cumprimento da lei, levando em conta os crimes e ilícitos ambientais, os crimes violentos e transnacionais e as dinâmicas que desafiam o controle territorial na região.

Diagnóstico Governança e Capacidades Institucionais da Amazônia

Entre 2018 e 2019, o Instituto aumentou constantemente suas capacidades para realizar análises baseadas em dados de ameaças climáticas e crimes ambientais. Também fortaleceu sua coleta de dados e produziu pesquisas, documentários e editoriais sobre os desafios específicos enfrentados pela Amazônia e Sahel, além de desenvolver parcerias nas Nações Unidas, com grupos empresariais e organizações não-governamentais. 

O Instituto busca desenvolver novas parcerias estratégicas para fornecer mais soluções baseadas em dados e evidências, do nível local ao global.

Publicações em Segurança Climática

Segurança Climática na mídia

Washington Post
To stop Amazon plunder, Brazil must change hearts and minds
In late January, harrowing pictures from the Yanomami Indigenous reserve began popping up on Brazilian social media
Folha de SP - Igarapé
Amazônia in Loco - Ilona Szabó
A Terra Indígena Yanomami, homologada em 1992, sofre com o garimpo ilegal desde o final da década de 80
Mongabay
Climate change could force 1.2 billion to move by 2050. Is the world even remotely ready?
In the years leading-up to the outbreak of genocide in Darfur, in 2003, median rainfall plummeted by a third.
Folha de SP - Igarapé
Lula fala em melhorar a segurança pública na Amazônia ao ser abordado na COP27
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em conversa com a presidente do Instituto Igarapé e colunista da Folha, Ilona Szabó, que o enfrentamento a crimes ambientais na Amazônia e o...
Jornal Nacional
ONGs elaboram diagnóstico sobre a criminalidade na Amazônia
A “Agenda Governar para não entregar”, do Instituto Igarapé, ganha destaque em reportagem do Jornal Nacional. A matéria evidencia a rede de crimes relacionados ao desmatamento da Amazônia brasileira e...
Folha de SP - Igarapé
O futuro que escolhemos
Estamos às vésperas das eleições mais consequentes para o país desde a ditadura militar.
Folha de SP - Igarapé
Governar para não entregar
Pela primeira vez, e sob a organização da sociedade civil, houve ampla celebração e atos pela preservação da floresta Brasil afora
Estadão
Amazônia: Soluções para a floresta passam por bônus a agente ambiental e tecnologia, diz relatório
Diagnóstico feito pelo Instituto Igarapé, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Centro Soberania e Clima lista medidas para a segurança e o desenvolvimento sustentável da floresta
midias - logomarcas
What Cities Can Learn from Venture Capital
If cities are where the future happens first, then the future came early to Bogota
World Economic Forum
Overheating megacities are a climate problem and solution – a Latin America case study
It can seem like climate change affects all communities equally

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Skip to content