Segurança
Climática

As relações entre clima e segurança têm múltiplos sentidos. De um lado, mudanças climáticas agravam a insegurança alimentar, os fluxos migratórios e os conflitos. De outro, crimes ambientais causam danos a nossas florestas, biodiversidade, populações e, assim, intensificam o aquecimento global. Desse modo, os fenômenos atingem regiões de todo o mundo, em especial, as que já são vulneráveis como a Amazônia e parte da África Ocidental. 

 

O programa Segurança Climática do Instituto Igarapé busca fortalecer políticas públicas e corporativas de maneira que elas priorizem a relação entre esses temas. Isso significa prevenir a destruição do meio ambiente e de vidas. 

 

Nossas ações incluem desenvolver tecnologias para monitorar e analisar ameaças climáticas e crimes ambientais; apoiar a aplicação da lei; propor modernizações para a cadeia de suprimentos; e fortalecer a cooperação regional. 

A ferramenta oferece uma interface intuitiva para facilitar a tomada de decisões e estimular o investimento responsável e sustentável na Amazônia

plataforma Earth Time exibe em uma escala planetária (referente às últimas três décadas) riscos climáticos e humanitários – como fluxos de refugiados, terrorismo, dentre outros.

A plataforma EcoCrime Data mostra como grilagem de terras, extração ilegal de madeira, mineração ilegal e comércio ilícito de animais vêm prejudicando, também, o clima.

A exploração ilegal de ouro na Amazônia tem provocado a destruição da floresta e de vidas. Acesse a pagina de Mineração Ilegal e saiba mais.

A página Clima e Segurança na África mostra em análises e visualizações de dados como os países que menos emitem gases de efeito estufa estão entre os mais ameaçados pela mudança climática e a insegurança relacionada a ela.

Agenda “Governar para não entregar”, será entregue aos principais candidatos à presidência do país, para os quais serão apresentadas propostas de ação tendo como prioridades o fortalecimento do Estado de Direito e o cumprimento da lei, levando em conta os crimes e ilícitos ambientais, os crimes violentos e transnacionais e as dinâmicas que desafiam o controle territorial na região.

Diagnóstico Governança e Capacidades Institucionais da Amazônia

Entre 2018 e 2019, o Instituto aumentou constantemente suas capacidades para realizar análises baseadas em dados de ameaças climáticas e crimes ambientais. Também fortaleceu sua coleta de dados e produziu pesquisas, documentários e editoriais sobre os desafios específicos enfrentados pela Amazônia e Sahel, além de desenvolver parcerias nas Nações Unidas, com grupos empresariais e organizações não-governamentais. 

O Instituto busca desenvolver novas parcerias estratégicas para fornecer mais soluções baseadas em dados e evidências, do nível local ao global.

Publicações em Segurança Climática

Segurança Climática na mídia

folha-sp-logo
O que esperar do Brasil na COP28
O Brasil chega à COP28 –a conferência global do clima– de cabeça erguida depois de anos sendo tratado como pária por causa do desastre da gestão ambiental do governo passado. Esta é a primeira COP oficial...
Project Syndicate
A Pact for People and Planet
At the upcoming UN Summit of the Future, the proposed Pact for the Future could generate the necessary political will for countries to commit to a just green transition. Low- and middle-income countries,...
Nature crime aliance
A Declaração de Vancouver sobre Crimes contra a Natureza
Emitida pelos membros fundadores da Nature Crime Alliance, 23 de agosto de 2023  Hoje, estamos nos unindo para formar a Nature Crime Alliance – uma nova abordagem multissetorial para combater formas...
Logo-Igarape-2021-300
Pesquisa do Igarapé mostra as violências sofridas por defensoras da Amazônia no Brasil, Colômbia e Peru
Das 287 entrevistadas, quase a metade sofreu algum tipo de violência entre 2021 e 2022 Violência psicológica é a mais citada nos três países Caso encontre problemas para visualizar esta página corretamente,...
Folha de SP - Igarapé
Brasil tem última chance de pegar o trem para combater crise climática
Diante da emergência climática que vivemos, podemos ter distintas atitudes
The Lancet
Brazil’s Indigenous territory bill spells trouble for the Amazon
Brazil’s stewardship of the world’s largest tropical forest has long ignited acrimony
folha-sp-logo
Todos pelo programa contra o desmatamento na Amazônia
Não é preciso repetir como os últimos quatro anos impactaram a destruição do bioma e o bem-estar de seus povos indígenas e tradicionais para referendar a centralidade do plano
Valor
Futuro climático depende da preservação das florestas
Mesmo antes de assumir o cargo em janeiro de 2023, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu acabar com a desflorestação ilegal na Amazônia
Valor
Dezenas de bilhões ao ano em crime ambiental
Delitos ambientais são a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo, depois do tráfico de drogas e do contrabando.
folha-sp-logo
Contagem regressiva para a Cúpula da Amazônia
Em agosto deste ano, o Brasil sediará a Cúpula da Amazônia, com a presença dos líderes dos oito países e do território que fazem parte desse bioma.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo