Com a proximidade das eleições no Brasil é fundamental a participação popular e o engajamento cívico para a escolha de representantes comprometidos com a defesa de nosso regime democrático.

Com isso em mente, apresentamos o checklist Nosso #VotoPelaDemocracia, com 10 pontos para orientar a discussão das propostas apresentadas pelas candidaturas para as eleições 2022 nas áreas da segurança pública, climática e digital e da proteção do espaço cívico no país

A defesa do fortalecimento da democracia é nosso principal objetivo e entendemos que os pontos abordados nesse checklist têm impactos importantes nos caminhos que a democracia brasileira irá traçar nos próximos anos.

 

O Instituto Igarapé possui dados, análises, notas técnicas e pesquisas em todos os setores citados e pode contribuir com uma leitura mais ampliada acerca dos desafios que o nosso país enfrenta, como: o enfraquecimento de políticas essenciais para a manutenção do espaço cívico, das políticas de segurança climática, pública e digital. 

 

Como as candidaturas se posicionam sobre esses temas? Eles são abordados em suas propostas?

Clique nos cartões abaixo e veja alguns pontos que podem ajudar a orientar a discussão das propostas apresentadas pelas candidaturas para as eleições 2022.

Segurança Pública

A candidatura se
compromete a restabelecer e fortalecer o controle de
armas e munições no país?

:::

A candidatura defende ações de proteção e prevenção que considerem os grupos mais afetados por diferentes formas de violência no país?

:::

A candidatura se compromete a investir, profissionalizar e fortalecer a atuação das polícias na garantia dos direitos da população?

Segurança Climática

A candidatura defende a segurança na Amazônia, garante os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais da região e a floresta amazônica?

:::

A candidatura investirá na economia de baixo carbono e em caminhos para o desenvolvimento sustentável?

Segurança Digital

A candidatura tem um plano
para proteger o país de ataques cibernéticos?

:::

A candidatura preparará o Brasil e a sociedade brasileira para navegarem no mundo digital de forma segura?

:::

A candidatura tem propostas para enfrentar a disseminação de fake news e campanhas de desinformação sobre temas centrais para a democracia brasileira?

Espaço
Cívico

A candidatura se compromete a promover um amplo diálogo na construção de políticas públicas?

:::

A candidatura defende e incentiva a transparência governamental e o livre acesso à informação sobre políticas públicas?

Participe da nossa campanha nas redes sociais e ajude a fortalecer o debate público sobre candidaturas comprometidas com um país mais inclusivo e sustentável, menos inseguro e desigual.

Grave um vídeo curtinho e publique nas suas redes contando qual é o seu voto pela democracia!

Por exemplo: Voto pela democracia e pela defesa do meio ambiente.

Não esqueça de gravar na vertical, usar a hashtag # VotoPelaDemocracia e marcar o Instituto Igarapé (@igarape_org )!

Veja quem já esta fazendo parte desse movimento.

Ouça os podcasts ou assista à série no Canal Futura que têm o objetivo de inspirar o engajamento e a ação cívica

Um boletim trimestral que monitora ameaças e ataques, bem como as reações de instituições de Estado e da sociedade civil

Nesta página e artigo você encontra um conjunto de propostas para a defesa ativa e a promoção do espaço cívico pelas pessoas

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo