Sobre o Igarapé

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente, dedicado à integração das agendas de segurança, clima e desenvolvimento. Nosso objetivo é propor soluções e parcerias a desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, influência em políticas públicas e comunicação. Somos uma instituição sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro, mas cuja atuação transcende fronteiras locais, nacionais e regionais. Premiada como a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018, o melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019 e considerada pelo Instituto Doar, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor.

 

O Instituto atualmente trabalha com cinco macrotemas:

 

(i)política sobre drogas nacional e global;

(ii) segurança cidadã;

(iii) consolidação da paz;

(iv) cidades seguras;

e (v) segurança cibernética.

 

A palavra Igarapé, em Tupi, significa “caminho da canoa”. Os Igarapés são pequenos rios ou canais, muito comuns na Amazônia, essenciais para a comunicação entre os povos e responsáveis por conectar grandes rios.

 

A missão do Instituto Igarapé é tornar o Brasil e os países do sul global mais seguros.

O Instituto Igarapé busca servir como um canal que facilite a integração das agendas de Segurança e Desenvolvimento e, ao mesmo tempo, atuar como uma ponte de diálogo entre os tomadores de decisão e os movimentos sociais, e entre as esferas global e local.

O Instituto Igarapé tem sede no Rio de Janeiro, com representação em São Paulo, Bogotá e outras partes do mundo. Temos parcerias e projetos em mais de 20 países.

Prêmios em 2018