Giovanna Kuele é mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição.

De 2015 a 2017 foi pesquisadora do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV-UFRGS), onde atuou em projetos de pesquisa em segurança internacional e estudos de inteligência.

Em 2017, foi convidada a ser delegada do Yenching Global Symposium pela Universidade de Pequim.  Em 2015, foi a primeira colocada no concurso de Monografia sobre Defesa Nacional do Ministério da Defesa. Entre 2012 e 2017, foi contemplada com diversas bolsas de instituições do governo federal (tais como CAPES, CNPq, MDIC) e privadas para pesquisa no Brasil e intercambio acadêmico nos Estados Unidos e em Portugal.

Além disso, tem experiencia em pesquisa de campo na República Democrática do Congo (2015), na Etiópia (2018) e no Quênia (2018).

Atualmente, é pesquisadora da Divisão de Paz e Segurança Internacional do Instituto Igarapé, com foco em projetos de prevenção de conflitos armados e operações de paz da ONU.

Publicou artigos acadêmicos em periódicos nacionais e internacionais, incluindo The International Journal of Intelligence, Security, and Public Affairs, Revista DADOS e Carta Internacional, além de artigos de opinião em veículos internacionais, tais como PassBlue, ReliefWeb e allAfrica.