Ficha técnica:
Você pode mudar o mundo é uma produção da Rádio Novelo para o Instituto Igarapé.
 
Roteiro: Mariana Filgueiras
Coordenação geral pela Radio Novelo: Claudia Holanda
A Coordenação geral pelo Instituto Igarapé: Dandara Tinoco e Renata Giannini
Produção: Dandara Tinoco, Marcelle Darrieux, Marianna Mendes e Renata Giannini
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Raphael Durão e Stephanie Gonçalves
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Entrevistadora desse episódio: Renata Gianini
Para falar com a equipe: contato@igarape.org.br

Claudelice dos Santos: ativismo feminino contra a violência no campo

Neste episódio, Claudelice dos Santos e a pesquisadora Renata Giannini, do Instituto Igarapé, conversam sobre a violência contra as mulheres no campo. A ativista relata sua luta por justiça após o assassinato de seu irmão e da sua cunhada há 11 anos.

Apresentação: Ilona Szabó.

De 2012 a 2019, foram registrados cerca de 80 mil casos de violência contra a mulher só na Amazônia. O número sempre pode ser muito maior, porque no campo as denúncias acontecem com muito mais dificuldade, e os mecanismos de proteção estão muito mais distantes.


Em 2021, o Instituto Igarapé ouviu 125 mulheres que se consideram defensoras do meio ambiente ou dos direitos humanos na Amazônia. Cem delas disseram já ter sofrido algum tipo de violência. Pelo menos 17 já tinham sido ameaçadas com arma de fogo.

 

Quando uma mulher do campo apanha, grita e chora, ninguém ouve. Muitas vezes isolada geograficamente, longe dos equipamentos de denúncia, as mulheres camponesas sofrem durante muito mais tempo até estarem protegidas. Isso porque o campo é culturalmente um espaço de dominação masculina, apesar de existirem cerca de 15 milhões de mulheres camponesas no país.

Quer saber mais sobre os temas tratados por Claudelice dos Santos no podcast?
Veja aqui alguns materiais:

Disponível nas principais plataformas

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo