O Instituto Igarapé e o New America reuniram alguns dos principais pensadores, profissionais e defensores de direitos humanos do mundo,
para desenvolver recomendações na implementação de tecnologias preditivas.

Tecnologias preditivas estão revolucionando a segurança e o desenvolvimento em todo o mundo. Mas se por um lado geram maior eficiência e economia de escala, por outro, também oferecem riscos.

 

Para ajudar a garantir que essas tecnologias promovam os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável e equitativo, o Instituto Igarapé e a New America criaram a Força-Tarefa Global em Análise Preditiva para Segurança e Desenvolvimento. O grupo de trabalho compreende alguns dos principais pensadores, profissionais e defensores de direitos humanos do mundo. Vindo dos cinco continentes, esses profissionais representam uma diversidade de formações e backgrounds, incluindo tecnólogos, advogados, jornalistas, ativistas, acadêmicos, empresários e uma ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

 

A força-tarefa se reunirá ao longo de 2023 para preparar recomendações voltadas principalmente aos governos, empresas e organizações sem fins lucrativos de países em desenvolvimento. Além de relatórios ao longo do ano, também será elaborado um relatório final com as recomendações, que será divulgado no início de 2024. 

Membros da Força-Tarefa

Reuben Abraham

CEO, Artha Global

Chinmayi Arun

Pesquisadora em Direito e diretora executiva do projeto Sociedade da Informação, da Universidade de Direito da Yale

Wafa Ben-Hassine

Advogada de Direitos Humanos e diretora de Tecnologia Responsável da Rede Omidyar

Tiffiniy Cheng

Co-fundadora do Fight for Future e Open Congress

Rumman Chowdhury

Ex-Diretora de Ética para Machine Learning (ML) no Twitter e fellow de Inteligência Artificial no Centro para Internet e Sociedade da Berkman Klein

Haksoo Ko

Professor de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Seul

Ronaldo Lemos

Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vukosi Marivate

Cátedra ABSA de Ciência de Dados na Universidade de Pretória

Yolanda Martinez

Líder da Iniciativa GovStack, União Internacional das Telecomunicações

Nanjala Nyabola

Escritora, pesquisadora, analista política e ativista

Taylor Owen

Professor associado e diretor fundador do Centro de Mídia, Tecnologia e Democracia na Escola Max Bell de Políticas Públicas, da Universidade McGill

Maria A. Ressa

CEO, presidente e cofundadora do Rappler e ganhadora do prêmio Nobel da Paz

Fabro Steibel

Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade Rio

Stefaan Verhulst

Cofundador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Diretor, Laboratório de Governança (GovLab), da Universidade de Nova Iorque

Andrew Wyckoff

Diretor da Direção de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente e comprometido com a segurança cidadã, digital e climática. Fundado em 2010 e sediado no Brasil, o Instituto projeta e oferece soluções baseadas em dados e evidências para enfrentar os desafios globais. O Instituto supervisiona atividades em mais de 20 países nas Américas, África e Europa, alavancando uma combinação de pesquisa primária, inovação tecnológica, parcerias estratégicas e defesa e comunicações globais. Classificado entre os principais think tanks de políticas sociais e ambientais do mundo e uma das principais organizações sem fins lucrativos do Brasil, o Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para gerar impacto social duradouro.

 

Veja www.igarape.org.br

A New America é um think tank e uma empresa cívica dedicada a renovar, reimaginar e realizar a Promessa da América em uma era de rápidas mudanças tecnológicas e sociais. Desde 1999, a New America tem nutrido uma nova geração de especialistas em políticas e intelectuais e foi pioneira em iniciativas políticas ousadas e bem-sucedidas em áreas que vão desde a educação até a tecnologia aberta e a reforma política. Como a principal incubadora e aceleradora de ideias do país, a New America tem a capacidade única de inovar rapidamente novos programas e dimensionar programas existentes que abordam os problemas mais relevantes de nossa sociedade – hoje e nas próximas décadas.

 

Veja www.newamerica.org

Artigos dos especialistas

A inteligência artificial e o Sul Global

Robert Muggah, Gabriella Seiler and Gordon Laforge

Navigating the risks of AI will require a team effort

Robert Muggah, Gabriella Seiler and Gordon Laforge

AI and the Global South

Robert Muggah, Gabriella Seiler and Gordon Laforge

Devising universal principles for AI governance

Robert Muggah, Gabriella Seiler and Gordon Laforge

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo