Thomas Abt é ex-pesquisador sênior e professor adjunto de Política Pública no Programa de Política e Gestão de Justiça Criminal (PCJ) da Harvard Kennedy School (HKS).

Abt também é diretor de pesquisas do Projeto de Redução da Violência porBaseado em Evidências, financiado pela Iniciativa de Segurança Regional Centro-Americana da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID CARSI). Ele ensina e estuda o uso de abordagens abrangentes, baseadas em evidências, para a redução das violências armada, de gangues e juvenil, entre outros tópicos, e contribui com farta experiência nos setores criminal, de segurança e de justiça, tanto da perspectiva política quanto da prática.

Antes de ingressar no PCJ, Thomas Abt foi vice-secretário de Segurança Pública do governador Andrew Cuomo, de Nova York, onde foi responsável por todas as agências de justiça criminal e segurança interna, incluindo as Divisões Correcional e de Supervisão Comunitária, os Serviços de Justiça Criminal, os Serviços de Segurança e Emergência Interna e a Polícia Estadual. Durante seu período no cargo, ele ajudou a criar a Comissão de Juventude, Segurança Pública e Justiça do Governador, para fazer recomendações sobre a elevação da idade de responsabilidade criminal de menores de idade. Ele também liderou o desenvolvimento da Iniciativa GIVE (Eliminação da Violência por Envolvimento de Armas de Fogo) de Nova York, que utiliza abordagens baseadas em evidências e alimentadas por dados para reduzir a violência. Para concluir, ele criou a Mesa-Redonda de Pesquisas sobre Justiça Criminal, uma comunidade estadual de justiça criminal que faz a ligação entre pesquisadores e políticas públicas.

Antes de seu trabalho para o Estado de Nova York, Thomas foi chefe de gabinete do Escritório de Programas de Justiça (OJP) do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), onde trabalhou com as principais agências nacionais de pesquisas e dotações em justiça criminal, com a finalidade de integrar evidências, políticas públicas e prática. Ele exerceu papel de liderança na criação do Fórum Nacional de Prevenção de Violência Juvenil, uma rede de agências federais e comunidades locais que colaboram para reduzir a violência juvenil e de gangues. Thomas também foi membro fundador da Iniciativa de Revitalização de Bairros, um esforço de desenvolvimento de base local que foi reconhecido pela HKS como uma das 25 Principais Inovações de Governo em 2013. E ele participou ativamente da Iniciativa de Integração de Evidências do OJP, que trabalha para melhorar a qualidade, quantidade e tradução de evidências científicas em políticas de justiça criminal.

Thomas Abt também foi promotor de justiça e sócio de uma firma de advocacia. Ele é bacharel em Economia pela Universidade do Michigan e recebeu um diploma de direito com louvor do Georgetown University Law Center (Centro de Direito da Universidade Georgetown).