Quer saber sobre estratégias para tornar as cidades seguras?

O ano de 2020 marcará a nossa história. Além da crise sanitária, a Covid-19 tem gerado efeitos como a redução da renda, o aumento do desemprego e a expansão do emprego precário. Os problemas econômicos são acompanhados de desafios políticos. A combinação dessas questões tem potencial de agravar desigualdades, gerar instabilidade social e acentuar diversos tipos de violências. 

 

É nesse contexto que serão realizadas as eleições municipais no Brasil. Aqueles que pretendem ocupar Prefeituras e Câmaras de Vereadores precisam trazer respostas para esses problemas urgentes, baseadas em evidências científicas. 

 

Para ajudar nesse desafio, apresentamos a Agenda Cidades Seguras. Esperamos que ela possa guiar os candidatos na elaboração de planos consistentes para enfrentar a violência em um cenário de pandemia e pós-pandemia. Os prefeitos e vereadores têm uma enorme responsabilidade nesse tema, principalmente nas ações que atuam sobre as causas e os fatores de risco, aumentando a probabilidade de pessoas se envolverem em episódios de violência.
Confira nesta publicação ações para tornar a sua cidade mais segura.

A Agenda Cidades Seguras inspirou uma série de quatros vídeos produzidos em parceria entre o Instituto Igarapé e o jornal O Globo. Qual o papel das cidades e dos prefeitos na segurança pública? O que educação e saúde têm a ver com a prevenção da violência? Quais as responsabilidades da Guarda Municipal? Como a arquitetura e o urbanismo podem ajudar a criar cidades seguras? Essas e outras questões são respondidas por especialistas. Assista:

Os temas foram abordados também em debate virtual, com participação de Melina Risso, diretora de Programas do Igarapé; Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz; Miguel Lago, diretor do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (Ieps); e Frei David Santos, fundador da ONG Educafro. Veja aqui:

Veja também o bate-papo virtual com a diretora-executiva, Ilona Szabó, e a diretora de programas, Melina Risso, sobre a Agenda Cidades Seguras:

É candidato/a ou gestor/a municipal e quer receber novidades sobre a Agenda Cidades Seguras? Inscreva-se.


simnão

Política de Privacidade

Cadastre-se em nossa newsletter

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Temas de Interesse:
Clima e SegurançaSegurança CidadãPolítica de DrogasSegurança CibernéticaConsolidação da PazCidades Seguras


Política de Privacidade