Conselho Consultivo de Alto Nível sobre
Multilateralismo Eficaz (HLAB) lança relatório

Um Ponto de Inflexão para as Pessoas e o Planeta:

Governança Global Eficaz e Inclusiva para o Presente e o Futuro

É crucial fortalecer e democratizar o sistema multilateral para enfrentar com eficácia os desafios presentes e futuros”

O Relatório “Um Ponto de Inflexão para as Pessoas e o Planeta: Governança Global Eficaz e Inclusiva para o Presente e o Futuro”, produzido de maneira independente pelo Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz (HLAB, na sigla em inglês) do Secretário-Geral das Nações Unidas, inclui recomendações abrangentes e detalhadas para fortalecer a arquitetura global para paz e segurança e reformar o sistema financeiro global, proporcionar transições justas para as mudanças climáticas e a digitalização e garantir mais equidade e justiça na tomada de decisões. O relatório também argumenta que a igualdade de gênero precisa estar no centro de uma arquitetura multilateral revitalizada, juntamente com recomendações para garantir que este sistema multilateral seja mais conectado em rede, inclusivo e eficaz.

PRIMEIRA MUDANÇA

Restaurar a confiança no multilateralismo

Melhorar a legitimidade e a efetividade através da inclusão e responsabilização

SEGUNDA MUDANÇA

Planeta e pessoas

Recuperar o equilíbrio com a natureza e fornecer energia limpa para todos

TERCEIRA MUDANÇA

Finanças globais

Assegurar recursos financeiros sustentáveis que beneficiem a todos

QUARTA MUDANÇA

Governança digital e dados

Apoiar uma transição digital justa, que destrave o valor dos dados e ofereça proteção contra ameaças digitais

QUINTA MUDANÇA

Paz e prevenção

Empoderar arranjos de segurança coletiva equitativos e eficazes

SEXTA MUDANÇA

Ação antecipatória

Fortalecer a governança contra os riscos transnacionais atuais e emergentes

Sobre o Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz (HLAB)

O Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz (HLAB) foi estabelecido pelo Secretário-Geral das Nações Unidas a partir de sua iniciativa “Nossa Agenda Comum”, seu relatório divulgado em setembro de 2021, que propõe uma governança mais forte das principais questões de interesse coletivo global. O HLAB foi solicitado a ampliar as ideias da “Nossa Agenda Comum” e fazer sugestões concretas para arranjos multilaterais mais eficazes em uma variedade de questões globais importantes, garantindo que os interesses e necessidades das mulheres e meninas, jovens e futuras gerações fossem levados em consideração.

 

O HLAB é co-presidido por Ellen Johnson Sirleaf, ex-presidente da Libéria, e Stefan Löfven, ex-primeiro-ministro da Suécia, e é apoiado pelo Centro de Pesquisa de Políticas da Universidade das Nações Unidas (UNU-CPR). O Conselho inclui: Xu Bu, presidente do Instituto de Estudos Internacionais da China; Poonam Ghimire, ativista climática e membro da Próxima Geração (2021) da Fundação das Nações Unidas; Jayati Ghosh, professora da Universidade de Massachusetts Amherst; Donald Kaberuka, presidente e sócio-gerente da SouthBridge, uma empresa pan-africana de consultoria financeira e investimentos; Nanjala Nyabola, escritora e pesquisadora baseada em Nairóbi, Quênia; Tharman Shanmugaratnam, Ministro Sênior do Governo de Cingapura; Anne-Marie Slaughter, CEO do think tank New America; Ilona Szabó de Carvalho (Brasil), fundadora e presidente do Instituto Igarapé; e Danilo Türk, ex-presidente da Eslovênia e atualmente presidente do Club de Madrid. O Centro de Pesquisa de Políticas da Universidade das Nações Unidas (UNU-CPR) serviu como Secretário para o Conselho.

 

O lançamento de “Um Ponto de Inflexão para as Pessoas e o Planeta” é a primeira etapa de um engajamento contínuo com os Estados-Membros e o sistema da ONU antes da Cúpula do Futuro em 2024. As recomendações do relatório serão apresentadas em fóruns globais, regionais e setoriais e serão disseminadas por meio de uma campanha de informação que visa estrategicamente as principais partes interessadas e os públicos chave ao longo dos próximos 18 meses.

Saiba mais

Composta pela contribuição de acadêmicos, jovens, sociedade civil e dirigida pelo escritório executivo do secretário-geral das Nações Unidas, a Nossa Agenda Comum  identifica 12 áreas que precisam de um multilateralismo fortalecido.

O desmatamento desenfreado e a degradação durante os últimos cinco anos estão levando a Bacia Amazônica a um perigoso ponto de ruptura que pode comprometer sua vasta captura de carbono e o potencial de produção de água do bioma, com sérias consequências para a América do Sul e para o mundo. 

O boletim “Futuros Globais” é uma publicação trimestral voltada aos desafios globais e soluções inovadoras, considerando a perspectiva dos países do sul global para o enfretamento das crises planetárias: mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo