Espaço Cívico

Você sabe o que é espaço cívico? É a esfera pública onde cidadãos se organizam, debatem e agem para influenciar a opinião e as políticas públicas.

 

Nos últimos anos, em todo o mundo, assistimos ao fechamento do espaço cívico, uma ação deliberada de líderes com traços populistas-autoritários. Da América Latina à África, da Europa à Ásia, os governos estão reprimindo a ação cívica.

 

No momento em que governos estão se voltando contra seus cidadãos, parece mais urgente do que nunca a ação cívica para intermediar novos pactos sociais e garantir um planeta mais solidário, cooperativo e sustentável para as futuras gerações.

 

Esse programa inclui pesquisas e uma série de produtos de comunicação: podcasts, um livro, e vídeos que serão compartilhados nessa página. Fique ligado por aqui e em nossas redes sociais!

Uma checklist para orientar a discussão das propostas apresentadas pelas candidaturas para as eleições 2022 nas áreas da segurança pública, climática e digital e da proteção do espaço cívico no país.

Ouça os podcasts ou assista à série no Canal Futura que têm o objetivo de inspirar o engajamento e a ação cívica

Nesta página e artigo você encontra um conjunto de propostas para a defesa ativa e a promoção do espaço cívico pelas pessoas

Um boletim trimestral que monitora ameaças e ataques, bem como as reações de instituições de Estado e da sociedade civil

Atos é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o monitoramento e acompanhamento dos decretos, portarias e instruções normativas do Poder Executivo Federal pela sociedade

O artigo apresenta uma análise detalhada sobre o fechamento do espaço cívico no Brasil nos últimos anos 

O livro traz importantes observações sobre os desafios impostos à democracia ao redor do mundo e as composições e perfis de líderes, organizações e entidades que impactam o exercício da cidadania

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo