Ficha técnica:
Você pode mudar o mundo é uma produção da Rádio Novelo para o Instituto Igarapé.

Roteiro: Mariana Filgueiras
Coordenação-geral pela Radio Novelo: Claudia Holanda
Coordenação-geral pelo Instituto Igarapé: Dandara Tinoco e Renata Giannini.
Produção: Dandara Tinoco, Marcelle Darrieux, Marianna Mendes e Renata Giannini.
Edição: Claudia Holanda
Produção musical: Mari Romano
Finalização e mixagem: João Jabace
Identidade visual: Raphael Durão e Stephanie Gonçalves.
Coordenação digital: Bia Ribeiro
Entrevistadora desse episódio: Michele dos Ramos
Para falar com a equipe: contato@igarape.org.br

Carolina Dieckmann: por um ambiente virtual mais seguro para as mulheres

A atriz Carolina Dieckmann conversa com Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé, sobre a violência e os crimes cometidos no ambiente virtual. Vítima de assédio e exposição, Carolina dá nome à lei que tenta tonar a internet mais segura para as mulheres.

Apresentação: Ilona Szabó.

Uma pesquisa da Universidade de Brasília concluiu em 2021 que três em cada quatro vítimas de violência no ambiente virtual são mulheres. Os homens representam 85% dos agressores. É um tipo de violência que inclui a divulgação ou ameaça de divulgação não consentida de imagens íntimas – a sextorsão –  e abrange ainda a perseguição obsessiva nas redes sociais, o chamado stalking.

Além disso, a violência on line contra mulheres também envolve o cyberbullying, que consiste em atos de intimidar, hostilizar e linchar a vítima, e o doxxing, quando um grupo de usuários combina ações de divulgação de dados pessoais. São ataques que deixam traumas muitas vezes incuráveis.

Como é um tipo de violência que ganhou corpo há pouco tempo, há poucos dados disponíveis ou mesmo um marco normativo que reconheça essas violências como crimes.

Quer saber mais sobre os temas tratados por Carolina Dieckmann no podcast?
Veja aqui alguns materiais:

Disponível nas principais plataformas

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo