Segurança Digital

O programa de Segurança Digital pensa temas como crimes na Internet, inteligência artificial, Internet das coisas, proteção de dados e cidades inteligentes. O Instituto Igarapé se conecta ao desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, facilitação de diálogos intersetoriais e promoção de espaços de confiança e conscientização para o avanço de políticas digitais.
 
O programa transforma o cenário de segurança digital por meio de plataformas, pensamento crítico sobre o impacto de tecnologias na sociedade e abordagem dos desafios à proteção de direitos digitais mediante o avanço da implementação de tecnologias em nosso dia a dia.
 
Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança.

Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Realizamos um estudo sobre a implementação e o uso do videomonitoramento no Brasil. Essas tecnologias estão entre os principais dispositivos de vigilância utilizados pelas autoridades públicas.

O projeto “Segurança Cibernética e Liberdades Digitais” reavalia o processo de elaboração de políticas digitais no Brasil no que diz respeito a temas como segurança, privacidade e o emprego de novas tecnologias. 

Publicações em Segurança Digital