Segurança Digital

O programa de Segurança Digital pensa temas como crimes na Internet, inteligência artificial, Internet das coisas, proteção de dados e cidades inteligentes. O Instituto Igarapé se conecta ao desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, facilitação de diálogos intersetoriais e promoção de espaços de confiança e conscientização para o avanço de políticas digitais.
 
O programa transforma o cenário de segurança digital por meio de plataformas, pensamento crítico sobre o impacto de tecnologias na sociedade e abordagem dos desafios à proteção de direitos digitais mediante o avanço da implementação de tecnologias em nosso dia a dia.
 
Quais os principais desafios que o Brasil enfrenta para prevenir ameaças na cibersegurança, como ataques cibernéticos? Quem são os atores sociais com papel-chave nessa temática? Como eles podem trabalhar juntos para mitigar os riscos existentes? A busca de respostas para essas perguntas estimularam o Instituto Igarapé a sistematizar, analisar e reunir o conhecimento existente sobre cibersegurança.

O Portal Brasileiro da Cibersegurança consolida análises, pesquisas, normas e outros documentos sobre o tema. Assim, pretende fortalecer as capacidades de ação coletiva para construir um ambiente digital mais seguro, cooperativo, resiliente e sustentável.

Realizamos um estudo sobre a implementação e o uso do videomonitoramento no Brasil. Essas tecnologias estão entre os principais dispositivos de vigilância utilizados pelas autoridades públicas.

O projeto “Segurança Cibernética e Liberdades Digitais” reavalia o processo de elaboração de políticas digitais no Brasil no que diz respeito a temas como segurança, privacidade e o emprego de novas tecnologias. 

Publicações em Segurança Digital

Segurança Digital na mídia

Council on foreign relations
The Rocky Road to Cyber Norms at the United Nations
Between July 25 and 29, UN member states gathered in New York for the third substantive session of the Open-Ended Working Group on the security in and of information and communications technologies (OEWG)
Folha de SP - Igarapé
Precisamos falar sobre segurança digital
O Brasil precisa fortalecer suas estratégias de segurança digital e cibernética
Folha de SP - Igarapé
Reconhecimento facial cresce no Brasil; vídeo explica como isso afeta você
O reconhecimento facial é um método que identifica ou verifica a identidade de uma pessoa usando a imagem do rosto.
Americas Quarterly
Misinformation Is Threatening Brazil’s Elections, Too
Brazilians are preparing nervously for their own municipal elections on November 15
World Economic Forum
The dark side of digitalization – and how to fix it
The digital economy has finally arrived.
international security journal
Exclusive: Is internet freedom in danger?
Recent political developments in the United States are threatening internet freedom and cybersecurity across Latin America.
Foreign Policy
Trump’s TikTok and WeChat Bans Could Shatter the Global Internet
What remains of the global, open internet came under attack this month.
uol
Tecnologias policiais no contexto brasileiro
Pelo menos 37 cidades brasileiras têm sistemas de reconhecimento facial.
data privacy br
De olho em você (reconhecimento facial)
Pesquisador do Instituto Igarapé, Pedro foi um dos convidados do 15º episódio do Dadocracia, o podcast sobre tecnologia e sociedade do Data Privacy Brasil
estadao
As bodycams como salvaguarda do povo e da polícia
Em tempos de distensões a respeito da validade da ciência, a confiabilidade de pesquisas, a eficácia do método científico e a concretude de teorias centenárias, estudos realizados por importantes universidades...

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Skip to content