Espaço Cívico  >  Você pode mudar o mundo  >  Natalia Pasternak

Natália Pasternak

Ilona Szabó conversa com a microbiologista e escritora Natália Pasternak, uma das principais disseminadoras de dados qualificados sobre a Covid-19 e da ciência no Brasil. Neste episódio, Natália mostra como vem combatendo de maneira heroica o negacionismo e a avalanche de informações falsas difundidas, inclusive, pelo governo federal.

A cientista relata como o bombardeio de pseudociência e o movimento antivacina foram o estopim para sua entrada na comunicação em ciência, primeiro num grupo de mães do WhatsApp, depois aprofundando estudos na Universidade e no intercâmbio com instituições internacionais dedicadas ao tema. Natalia e Ilona debatem ainda como frear o negacionismo institucional, combater o machismo e a misoginia, além da necessidade de impulsionar uma mudança cultural que valorize a importância da atuação coletiva. As duas ressaltam, ainda, como políticas públicas devem se guiar pela ciência e o projeto Inspire, da Universidade de São Paulo, em que uma parceria da iniciativa privada e a academia resultaram em um respirador de emergência para contaminados por covid-19.

Quer saber mais sobre os temas tratados por Natália Pasternak? Veja aqui alguns materiais:

Ou acesse seu canal de podcast predileto

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo