Ferramentas de visualização de dados do Igarapé inspiram debate e ação

Visualizações interativas baseadas em dados podem mudar o modo como enxergamos e agimos no mundo. Ao longo do último ano, o Instituto Igarapé apresentou novas plataformas em fóruns como a Singularity University, o Ted Talk e o Fórum Econômico Mundial. Pesquisadores do Instituto fizeram demonstrações para presidentes, executivos e lideranças da sociedade civil. Diversos veículos de imprensa difundiram nossos dados, ajudando a alimentar o debates em torno dos mais variados temas, de migrações a segurança pública.

Dados têm o potencial de informar e incitar ação. Mas, às vezes, um exemplo é capaz de ilustrar a verdadeira potência das novas tecnologias. No mês passado, o professor de matemática de ensino fundamental Chad Robertson, de Los Angeles, descobriu as ferramentas online do Instituto Igarapé e, em conjunto com a classe na qual leciona, decidiu realizar uma pesquisa para explicar a associação entre violência armada e migração. Um dos estudantes, Kevin, é natural de El Salvador, considerado o país mais violento do mundo. A partir de informações do Observatório de Homicídios do Instituto e de matérias do Los Angeles Times, a classe pôs a mão na massa e desenvolveu uma exposição sobre violência na América Central.

Estamos muito contentes de ter contribuído para o excelente trabalho da classe do professor Chad. Estamos igualmente entusiasmados com o impacto de nossos mais recentes aplicativos, especialmente o Observatório de Migrações Forçadas, que fomentou um debate a respeito de direitos e necessidades de deslocados internos.

Para o próximo mês, fique de olho no lançamento do Earth Time, plataforma criada em colaboração com o Create Lab da Carnegie Mellon University.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo