Décima Cúpula dos Brics: o que o Brasil pode ganhar em acordos científicos?

Décima Cúpula dos Brics: o que o Brasil pode ganhar em acordos científicos?

26/07/2018
Leticia Mori
Publicado originalmente na BBC Brasil
Décima Cúpula dos Brics: o que o Brasil pode ganhar em acordos científicos?

Boa parte dos resultados concretos que o governo brasileiro espera ter ao fim do encontro com os chefes de Estado de Rússia, Índia, China e África do Sul na décima Cúpula dos Brics nesta semana estão relacionados à cooperação na área de ciência e tecnologia.

O governo espera anunciar parcerias técnicas em projetos bem específicos, com foco na aplicação comercial, e cuja efetivação pode ser relativamente rápida, segundo o ministro Kenneth Nóbrega, diretor do Departamento de Mecanismos Inter-regionais.

“São projetos bem técnicos, e como a maioria não precisa de aprovação orçamentária, já podem começar no curto prazo”, disse ele à imprensa pouco antes do início da cúpula.

Apesar de o principal assunto na mesa ser o avanço do protecionismo e a “guerra comercial” iniciada com a imposição de taxas de importação pelos EUA, os resultados nessa área tendem a ser mais de longo prazo.

“O Brics é um bloco de coordenação, ou seja, o grande poder dessas cúpulas é tirar iniciativas para serem levadas em outras instância, combinar o jogo, como ter uma mesma posição na OMC”, explica o professor de relações internacionais Geraldo Nagib Zahran Filho, da PUC-Rio.

Leia a reportagem na íntegra

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo