A candidatos, instituições pedem prioridade para redução da violência e do crime organizado

Plano lançado pelo Fórum Brasileiro de Segurança, Instituto Sou da Paz e Instituto Igarapé reúne 35 propostas na área da segurança pública, da descriminalização das drogas a maior controle sobre armas de fogo

02/08/2018
Por Roberta Jansen
Publicado originalmente no Estado de S.Paulo

 

RIO – Reduzir o número de crimes violentos e enfraquecer as estruturas do crime organizado no Brasil são as duas maiores prioridades para o País elencadas no plano Segurança Pública é Solução, lançado na manhã desta quinta, 2, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e os institutos Igarapé e Sou da Paz. A agenda reúne 35 propostas concretas para reduzir a violência no País e será entregue aos candidatos à Presidência da República. Entre os tópicos mais complexos, estão a descriminalização da posse de drogas e a regulamentação do controle das armas de fogo.

Por ser uma das maiores preocupações dos brasileiros, a segurança pública será tema central das eleições. “Com 61 mil mortes violentas por ano, mais de 700 mil presos e custos de criminalidade passando 4% da renda nacional, o País precisa de estratégias eficientes para mudar este cenário”, sustentam.

“A segurança pública vem sendo tratada como uma questão de polícia”, constata a diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, durante o lançamento da agenda. “Mas acho que já avançamos no entendimento de que é muito mais do que isso: é condição para o desenvolvimento do País, tem um custo social e econômico altíssimo.”

O plano de segurança foi organizado pelo Fórum e os Institutos Igarapé e Sou da Paz, mas contou com apoio técnico de especialistas em segurança pública, professores, pesquisadores, membros do Poder Judiciário, integrantes das polícias Civil e Militar, do sistema penitenciário, entre muitos outros. “Não é a posição de um segmento”,  destacou o diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.

Leia a reportagem completa

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo