Juntos em Paraty | Avanço na gestão fiscal é destaque em reunião

10/08/2018

Publicado originalmente no Comunitas

 

A Prefeitura de Paraty (RJ) recebeu, hoje (10), mais uma Reunião de Governança do Programa Juntos, iniciativa liderada pela Comunitas. O objetivo do encontro foi debater os avanços obtidos com a parceria e, também, os desafios próximos desafios.

Com a presença do prefeito, Carlos José Gama Miranda (Casé); da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, dos líderes do Programa Juntos, Fabio Ermírio de Moraes e Adalberto Bueno, além de secretários municipais, parceiros técnicos, e representantes da Comunitas.

A pauta principal da reunião foi o avanço na gestão fiscal da Prefeitura de Paraty, trabalho que conta com o apoio do Programa Juntos. Como resultado das ações que buscaram o equilíbrio das contas públicas, nas despesas houve a redução de R$ 8 milhões em contratos, com destaque para os serviços de coleta de lixo, varrição e gestão do Hospital Municipal (OS Viva Rio). Já na receita, a captação de R$ 12 milhões em recursos de emendas e convênios com o governo federal, após qualificação de servidores para elaboração de projetos e gestão de convênios (Siconv).

O reconhecimento veio por meio do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal, que mede receitas próprias do município, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. De 2012 até 2016, Paraty saiu da 66ª posição dentre os municípios do Rio de Janeiro (e 2786ª nacional), para o 7º lugar no Estado (e 868º no país). A cidade ainda ficou com a média ‘B’ no Índice de Efetividade da Gestão Municipal, medido pelos Tribunais de Contas de todo o país.

Outro ponto importante da reunião foi Pacto pela Paz de Paraty, iniciativa também apoiada pelo Juntos. Para dar suporte às ações do pacto, a prefeitura ganhou o Observatório de Prevenção à Violência de Paraty, plataforma digital que reúne os dados georreferenciados dos atendimentos das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, visando a construção de políticas públicas melhor estruturadas.

O observatório foi desenvolvido pelo Instituto Igarapé, parceiro-técnico da Comunitas, com base em indicadores de vulnerabilidade construídos em conjunto pelos consultores do instituto e pelos técnicos da Prefeitura de Paraty.

Com as informações obtidas pela ferramenta, a prefeitura já desenvolveu o programa ‘Lugar de Aluno é na Escola, iniciativa da Secretaria de Educação com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes nas escolas, através do combate à evasão escolar.

Leia a reportagem completa

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo