Agenda de Segurança para Amazônia

Governar para não entregar: uma agenda de Segurança Multidimensional para a Amazônia brasileira

Agenda de Segurança para AmazôniaA Amazônia é o passaporte do Brasil para o futuro. Além de ser a maior floresta tropical do mundo e um dos maiores celeiros de biodiversidade, é a casa de povos originários e tradicionais, abrigando inestimáveis riquezas culturais. No entanto, a potência do seu desenvolvimento sustentável contrasta com as diferentes ameaças presentes na região: avanço do desmatamento ilegal em um contexto de emergência climática e o  aumento da violência observado nos últimos anos, onde organizações criminosas operam livremente.

A Agenda “Governar para não entregar, produzida pelo Instituto Igarapé, será entregue aos principais candidatos à presidência do país, para os quais serão apresentadas propostas de ação tendo como prioridades o fortalecimento do Estado de Direito e o cumprimento da lei, levando em conta os crimes e ilícitos ambientais, os crimes violentos e transnacionais e as dinâmicas que desafiam o controle territorial na região.

Entre as recomendações, estão a inovação na governança e necessidade de investimento em recursos humanos e logísticos; o aprimoramento da rastreabilidade e controle das economias que impactam o desmatamento na Amazônia e da responsabilização pelos crimes ambientais, além de ações de prevenção da violência, a produção transparente de dados, o fortalecimento das forças policiais e a melhoria da gestão do sistema prisional e socioeducativo de toda a Amazônia Legal.

Acesse também o Diagnóstico “Governança e Capacidades Institucionais da Amazônia”, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com apoio do Instituto Clima e Sociedade, que aprofunda a compreensão sobre a criminalidade organizada na Amazônia.

 

Acesse a Agenda

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo