Defensoras
da Amazônia

Na Amazônia, mulheres sofrem violências – de todo o tipo, que marcam o corpo e o espírito – quando se levantam para combater a exploração ilegal dos recursos naturais da floresta, a invasão de suas terras, a expropriação de seus povos.

As defensoras compõem um grupo de múltiplas identidades e nacionalidades, pouco percebido nos registros oficiais de conflitos na região, muitas vezes tornado invisível pela violenta naturalização das agressões que tentam silenciá-las.

Tão naturalizadas que nem todas as mulheres na luta por direitos humanos e na defesa do meio ambiente se reconhecem como defensoras.

No ano passado, ampliamos o programa de pesquisa, treinamento e proteção com a participação de 14 mulheres do Brasil, Colômbia e Peru na condução desse trabalho

Quem são, onde vivem, que violências sofrem

Neste infográfico, trazemos os resultados de uma pesquisa com 287 mulheres do Brasil, Colômbia e Peru que defendem a Amazônia.

Violência em dobro contra mulheres na Amazônia

Região marcada por conflitos, a Amazônia registra o dobro de casos de violência contra a mulher.

Como podem
se proteger

No Guia de Proteção a Defensoras de Direitos Humanos e Meio Ambiente na Amazônia, mostramos como fazer uma análise de risco pessoal e apresentamos propostas de ações de autoproteção e cuidado, além de uma lista de contatos para formar uma rede de proteção.

Desafios e recomendações
para a Amazônia

Neste relatório, trazemos o ponto de vista de defensoras da bacia amazônica brasileira sobre suas experiências e propostas para os conflitos na região. As violências que sofrem estão no centro da questão: o estudo aponta que, entre 2012 e 2022, houve 765 ataques – incluindo 36 assassinatos – contra mulheres na Amazônia Legal na luta pelo meio ambiente e direitos humanos.

Conheça também

Uma experiência imersiva mostrando como grilagem de terras, extração ilegal de madeira, mineração ilegal e o comércio ilícito de animais selvagens estão prejudicando nosso clima

Para pôr fim à violência contra mulheres e meninas, é preciso conhecer os seus padrões, quem são as vítimas e os agressores

O programa visa fortalecer políticas públicas e empresariais para evitar a destruição do meio ambiente e de vidas

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo