Amazônia Saqueada: as raízes do crime ambiental nas regiões de tríplice fronteira

No coração da Bacia Amazônica, encontramos duas tríplices fronteiras onde os crimes ambientais e seus autores não reconhecem fronteiras nacionais. Nessas vastas regiões, trechos isolados de florestas primárias cruciais estão sendo destruídos por atividades como a mineração ilegal de ouro, o cultivo de coca e a derrubada de árvores.

O nexo entre drogas e crimes ambientais nestas regiões amazônicas de tríplice fronteira reúne uma mistura volátil de criminosos em um território onde a presença de forças de segurança e do Estado é mínima. O pouco de ordem que existe é, muitas vezes, imposto à mão armada por grupos criminosos.

Além de descrever a dinâmica da atividade criminosa nestas regiões de fronteira e o impacto significativo nas comunidades locais – sobretudo nas indígenas –, este relatório destaca os principais desafios do combate ao crime ambiental nestas regiões de tríplice fronteira, que são dificultados por questões como a falta de recursos e especialização, a corrupção e a insuficiente cooperação intergovernamental.

 

Leia a publicação

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo