Desafios e recomendações para a Amazônia – Brasil

Na Amazônia, as mulheres lidam com um duplo desafio. De um lado, as expectativas sociais quanto ao seu papel na sociedade; de outro, os riscos e vulnerabilidades que a multiplicidade de identidades a que pertencem pode gerar. Essas expectativas impactam consideravelmente a forma como elas enxergam e enfrentam os desafios que as rodeiam. Ao mesmo tempo, essas identidades relacionadas ao contexto regional em que vivem e outros marcadores sociais – como idade, classe social, orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia, religião, entre outros – agregam experiências únicas e riscos específicos. O conjunto de vivências dessas mulheres não pode, portanto, ser generalizado, o que as coloca numa posição-chave para propor soluções.

Este trabalho desenvolvido pelo Instituto Igarapé com defensoras da Amazônia buscou identificar a visão das mulheres amazônidas sobre seu território e seus desafios, bem como destacar as soluções que elas propõem, considerando suas peculiaridades e diversidade. A pesquisa revelou o cotidiano violento que já vitimou 765 mulheres em conflitos na Amazônia brasileira nos últimos dez anos.

O relatório está dividido em quatro partes: (i) contexto da Amazônia brasileira onde a pesquisa foi desenvolvida; (ii) metodologia utilizada para o processo de escuta; (iii) riscos e desafios apontados pelas defensoras que participaram da pesquisa; e (iv) soluções sugeridas por essas mesmas mulheres, com recomendações sobre como a incorporação de uma perspectiva de gênero aos debates sobre o desenvolvimento sustentável na região é essencial para navegar o contexto de mudança climática e promover a paz e a estabilidade.

 

Leia a publicação

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo