Mecanismo internacional de financiamento para manter as florestas em pé

O futuro do planeta depende da preservação das florestas tropicais que ainda existem. Responsáveis por resfriar a temperatura global em pelo menos 1°C, elas abrigam dois terços da biodiversidade mundial e absorvem 29% das emissões anuais de CO2.

Neste Global Futures Bulletin, estamos detalhando um mecanismo de incentivo global que complemente, em vez de substituir, os mercados de carbono, e compense de forma mais efetiva aqueles que estão ativamente conservando florestas.

 

A ideia central é a de um sistema simples e intuitivo de novos incentivos para indivíduos, entidades ou Estados abandonarem o desmatamento em troca de pagamentos anuais baseados em cada hectare de floresta preservada. O financiamento seria feito por múltiplas fontes: um ou vários mecanismos de financiamento misto com recursos de filantropias, fundos bilaterais e multilaterais, e investidores institucionais.

O mecanismo terá de cobrir o custo de oportunidade dos benefícios imediatos do uso da terra que resultam da degradação florestal, como a pecuária e a agricultura de monocultura.

 

Os países que detêm esse precioso ecossistema devem estar na liderança do processo. Com 59% de seu território coberto por florestas, o Brasil, que sediará a COP30 em 2025, emerge como um ator-chave na evolução de um mecanismo financeiro global que assegure um futuro sustentável para o planeta e seus habitantes.

 

Leia a publicação

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo