4,5mil

locais de mineração ilegal
identificados na Bacia Amazônica,
mais da metade no Brasil.

fonte: Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg) 2020

Reproduzir vídeo
Assista ao vídeo
para saber mais
A exploração ilegal de ouro na Amazônia têm provocado a destruição da floresta e de vidas, sobretudo de populações indígenas. Corrupção, desmatamento, violência, contaminação de rios avançam na região da floresta. As conexões entre garimpagem e segurança são tema da publicação “O ouro ilegal que mina florestas e vidas na Amazônia”, elaborado pelo Instituto Igarapé.
“A preservação da floresta amazônica é fundamental para que se evite um colapso climático irreversível. Dessa forma, a necessidade de impedir a mineração ilegal e proteger as terras indígenas na Amazônia é mais urgente do que nunca.
495%
foi o crescimento da área ocupada pela mineração ilegal dentro de Terras Indígenas
na Amazônia entre 2010 e 2020.

fonte: MapBiomas

126mil ha

de floresta amazônica desmatada em 2021, um aumento de 65% na comparação com 2018.

fonte: MapBiomas, 2021

 

Guia para o enfrentamento de crimes ambientais: lições de combate à mineração ilegal de ouro na Amazônia 12 medidas já implementadas que podem ser de grande valia para que as autoridades atuando no combate a estes ilícitos aprendam umas com as outras, cooperem e coordenem atividades dentro dos países e também entre eles.

Publicações de Segurança Climática

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo