4,5mil

locais de mineração ilegal
identificados na Bacia Amazônica,
mais da metade no Brasil.

fonte: Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg) 2020

Reproduzir vídeo
Assista ao vídeo
para saber mais
A exploração ilegal de ouro na Amazônia têm provocado a destruição da floresta e de vidas, sobretudo de populações indígenas. Corrupção, desmatamento, violência, contaminação de rios avançam na região da floresta. As conexões entre garimpagem e segurança são tema da publicação “O ouro ilegal que mina florestas e vidas na Amazônia”, elaborado pelo Instituto Igarapé.
“A preservação da floresta amazônica é fundamental para que se evite um colapso climático irreversível. Dessa forma, a necessidade de impedir a mineração ilegal e proteger as terras indígenas na Amazônia é mais urgente do que nunca.
495%
foi o crescimento da área ocupada pela mineração ilegal dentro de Terras Indígenas
na Amazônia entre 2010 e 2020.

fonte: MapBiomas

126mil ha

de floresta amazônica desmatada em 2021, um aumento de 65% na comparação com 2018.

fonte: MapBiomas, 2021

 

Guia para o enfrentamento de crimes ambientais: lições de combate à mineração ilegal de ouro na Amazônia 12 medidas já implementadas que podem ser de grande valia para que as autoridades atuando no combate a estes ilícitos aprendam umas com as outras, cooperem e coordenem atividades dentro dos países e também entre eles.

Publicações de Segurança Climática

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo