Segurança
Climática
na África

Os países que menos emitem gases de efeito estufa estão entre os mais ameaçados pela mudança climática e a insegurança relacionada a ela. Muitos países africanos - entre os mais pobres do planeta - vêm enfrentando condições climáticas extremas, aumento da temperatura e elevação do nível do mar. Esses choques e estresses estão minando a segurança alimentar, contribuindo para o deslocamento de populações, agitação e instabilidade.

Seca na Somália

As relações entre mudança climática e insegurança são complexos e complementares. Mudanças de temperatura, nível das chuvas, composição do solo e acidez da água podem servir como “ameaças multiplicadoras” de violência política e social. Quando o acesso a água e comida se torna escasso, as tensões entre fazendeiros, pecuaristas, comunidades rurais e a população urbana. 

Em uma nova série de estudos, o Instituto Igarapé explora os riscos presentes no cenário de mudança climática, deterioração das condições socio-econômicas e a violência organizada e interpessoal na África. Os focos são a região do Sahel e do Chifre da África, que estão entre as regiões do mundo mais vulneráveis às mudanças climáticas. O Instituto também joga luz em soluções inovadoras para mitigar, adaptar e construir resiliência contra as ameaças relacionadas ao clima. 

Homem do movimento Al Shabaab próximo a um campo de refugiados na Somalia. Fonte: MudflapDC/Flicker. 

Região do Chifre da África

A região do Chifre da África enfrenta uma crise complexa envolvendo mudança climática, instabilidade política e subdesenvolvimento. As secas e inundações recorrentes, elevação das temperaturas e a competição cada vez maior por terra arável vêm exacerbando o problema. A área ao longo de Etiópia, Eritreia, Somália, Sudão, Sudão do Sul e outros países está contribuindo para a migração e deslocamento de pessoas, tensões sobre água e pastos e o aumento do risco de violência organizada. O Instituto Igarapé trabalha com o EarthTime e os governos da Suíça e do Quênia para visualizar os desafios relacionados ao clima e à segurança. 

 

Conheça as relações empíricas entre choques e estresses climáticos, insegurança alimentar e agitação e instabilidade social no vídeo abaixo

A região do Chifre da África vem se aquecendo mais rápido que outras partes do planeta. A temperatura média deve crescer acima da média mundial – cerca de 2,5º C até 2050 e quase 5º C em 2100. As áreas mais expostas são o leste e nordeste da Etiópia, leste e sudoeste da Somália e a maior parte de Eritrea.

 

Preocupações com as relações entre clima e segurança estão aumentando na agenda diplomática, inclusive no Conselho de Segurança da ONU.

 

 

Conheça os dados

Detalhamos em mapas evidências científicas mais recentes do que está em jogo na região do Chifre da África

Rebanho no Mali

Sahel

Ao longo da África Ocidental, aumento no nível dos oceanos, interrupções no fornecimento de água e mudanças na mobilidade estão aumentando a competição por recursos. Em um contexto de subdesenvolvimento e desigualdade na oferta de serviços, essas mudanças vêm gerando deslocamentos internos e entre países e o aumento nas tensões entre comunidades. 

O Instiuto Igarapé trabalha com o EarthTime, Comitê Internacional da Cruz Vermelha e os governos da Suíça e do Quênia para visualizar os desafios relacionados ao clima e à segurança. O Instituto lançou diversas visualizações de dados em 2021, para destacar o escopo e a escala das ameaças, bem como novas soluções. 

Apoio

Reportagens especiais

Segurança Climática na mídia

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo