Desafios e recomendações para a Amazônia – Peru

Na Amazônia peruana, as mulheres enfrentam múltiplas pressões – ambientais, econômicas e sociais. No contexto de extrema desigualdade social da sociedade peruana, agravado pela marginalização histórica das populações indígenas, as defensoras entrevistadas para este estudo desenvolvido pelo Instituto Igarapé ressaltam a necessidade urgente de políticas inclusivas que assegurem os direitos territoriais, a demarcação de terras e o acesso a serviços básicos.

Este relatório busca analisar a complexa relação entre as mulheres indígenas e seus territórios no Peru, suas experiências, desafios e conquistas na proteção dos territórios e no combate às mudanças climáticas. Para isso, adotou uma abordagem participativa, que inclui mapeamento social e territorial, bem como a classificação de desafios e soluções, e grupos de discussão e entrevistas aprofundadas com informantes-chave em quatro regiões de interesse: Ucayali, San Martín, Madre de Dios e Loreto. 

O estudo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a situação da Amazônia peruana, a segunda detalha a metodologia utilizada na pesquisa, a terceira discute os principais desafios identificados nas entrevistas realizadas e, por fim, a última parte do estudo apresenta uma série de recomendações visando o fortalecimento da proteção dos territórios e a melhoria das condições de vida das mulheres indígenas no Peru.

 

 

Leia a publicação

 

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo