Boletim Futuros Globais: Bomba Climática da Amazônia

O desmatamento desenfreado e a degradação durante os últimos cinco anos estão levando a Bacia Amazônica a um perigoso ponto de ruptura que pode comprometer sua vasta captura de carbono e o potencial de produção de água do bioma, com sérias consequências para a América do Sul e para o mundo. A segunda edição do nosso Boletim Futuros Globais – “Bomba Climática da Amazônia”, apresenta as principais causas do colapso climático amazônico, suas implicações e tentativas de soluções globais, nacionais e regionais.

A publicação alerta, ainda, que há essencialmente duas maneiras de desarmar a “bomba climática amazônica”. A primeira envolve prevenir e reverter o aquecimento global, uma prioridade central do Acordo Climático de Paris de 2015. A segunda, acabar com o desmatamento, para o qual existem compromissos globais mais limitados e uma liderança incerta e alerta que o tempo está se esgotando rapidamente.

 

Leia a publicação (disponível apenas em inglês)

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo