Clima e segurança na América Latina e no Caribe

 As conexões entre mudanças climáticas e segurança são complexas. A interação com outros fatores e a velocidade e o tipo de mudanças sociais que elas acarretam variam conforme cada contexto. Dificilmente as mudanças climáticas têm uma relação causal direta com a insegurança. Variáveis intervenientes—em sua maioria relacionadas à governança, ao desenvolvimento e ao gerenciamento de recursos—mediam esta relação.

Os artigos deste volume exploram o modo como o clima contribui para a insegurança na região da ALC. São resultado de uma parceria entre o Instituto Igarapé e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), ambos no Rio de Janeiro, Brasil, e do apoio da Embaixada da Alemanha em Brasília. A parceria produziu um workshop, realizado em julho de 2019, que reuniu 12 pesquisadores e profissionais da área e de diversas regiões para discutir como o clima e a segurança estão relacionados na ALC.

Leia a publicação

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo