Guia para o enfrentamento de crimes ambientais: lições do combate à mineração ilegal de ouro na Amazônia

O Instituto Igarapé, em parceria com a INTERPOL, publica o “Guia para o enfrentamento de crimes ambientais: lições do combate à mineração ilegal de ouro na Amazônia”, com orientações práticas para que as autoridades responsáveis pela aplicação da lei e pela proteção ambiental, bem como operadores do direito, compreendam melhor o escopo e a dimensão do desafio. A publicação é destinada a agentes de fiscalização ambiental nacionais e subnacionais, agentes da polícia e promotores públicos que atuam na linha de frente dos esforços para reprimir os crimes ambientais na Amazônia. O documento analisa as estratégias operacionais e as políticas destinadas a prevenir, controlar e reduzir a mineração ilegal de ouro em pequena escala na Amazônia — com foco no Brasil, na Colômbia e no Peru.

O guia oferece uma lista de 12 medidas já implementadas nos três países que podem ser de grande valia para que as autoridades atuando no combate a estes ilícitos aprendam umas com as outras, cooperem e coordenem atividades dentro dos países e também entre eles.

 

Leia a publicação

 

Saiba mais sobre mineração ilegal de ouro

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo