Assessing the relationships between climate change and security in West Africa (Inglês)

As mudanças climáticas têm implicações enormes na segurança da África Ocidental. Um aumento de 3°C na temperatura até o final do século (ou antes) deve interromper e atrasar ciclos chuvosos. Uma maior frequência de eventos climáticos extremos como ondas de calor, secas e inundações afetarão a produção alimentícia. A elevação do nível do mar e o aumento da salinidade ameaçam as comunidades costeiras dependentes da pesca, forçando pessoas a migrarem. As relações entre as mudanças climáticas, a interrupção dos meios de subsistência, o aprofundamento da insegurança alimentar, a agitação social e a violência são cada vez mais perceptíveis na região.

Leia o mais novo boletim do Instituto Igarapé, em que Robert Muggah e Peter Schmidt trabalham com evidências para analisar essas relações complexas. O estudo, em inglês,  ressalta a relação entre mudanças climáticas e segurança à luz do caso da África Ocidental.

 

Acesse o boletim (em inglês)

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo