Defesa do meio ambiente

O Igarapé consolidou seu novo programa Clima e Segurança com a publicação de dois artigos estratégicos e começamos a pautar o debate mostrando a intersecção entre esses temas. Estivemos em espaços relevantes para tratar do assunto, como a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, o Paris Peace Forum e a conferência Itaú Amazônia. Também iniciamos uma nova parceria com a Suíça para ampliar a conscientização sobre as relações entre clima e segurança no Conselho de Segurança da ONU.

 

Desde 2018, o Instituto Igarapé começou a desenvolver as fundações para o novo programa de Clima e Segurança. Alguns de seus produtos mais recentes incluem um documentário com a Financial Times, uma publicação em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, uma visualização sobre garimpos e uma série de artigos de opinião e entrevistas em veículos como Project Syndicate, O Globo, Folha de São Paulo, Valor, Foreign Policy, Climate Diplomacy, Americas Quarterly, entre outros. O Instituto continuou a tradição de publicar artigos e participar de entrevistas sobre questões relacionadas, incluindo à Penguin/Random House.

 

Nossas publicações em 2020 focaram os desafios do desmatamento e do crime ambiental. A primeira publicação, Crime Ambiental na Bacia Amazônica: uma Tipologia para Pesquisa, Política Pública e Ação, está disponível em português, inglês e espanhol, e apresenta uma tipologia para ajudar a entender melhor o quadro de crimes ambientais. A publicação gerou um artigo de opinião para a Folha, compartilhado no Twitter do veículo para quase 8 milhões de pessoas, e matérias para a Valor, Reuters e UOL. A segunda publicação, disponível em português e em inglês, Soluções Tecnológicas para Rastreabilidade da Cadeia de suprimentos na Amazônia Brasileira: oportunidades para o Setor Financeiro destaca algumas das principais tecnologias que facilitam uma maior rastreabilidade das cadeias de suprimentos necessárias para medir o progresso nas métricas ESG. A publicação foi veiculada pela Folha.

 

O Instituto esteve, pelo terceiro ano consecutivo, no Paris Peace Forum, no qual falamos sobre crimes ambientais na Bacia Amazônica e oferecemos propostas para conter esses crimes. Com a intenção de lançar luz sobre o desmatamento na Amazônia, o Instituto também participou de outros eventos, como Extractive Industries in the Amazon, organizado pelo Global Americans, a primeira conferência Itaú Amazônia, Climate Action in COVID Era, moderado pelo Instituto, e Amazonia Undercover, em Princeton. 

 

O Instituto também intensificou seu trabalho global sobre o tema. Iniciamos uma parceria para destacar as relações entre mudança climática e insegurança no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Uma série de visualizações será apresentada a alguns de seus representantes em Nova York em 2021. Em outra frente, os diretores do Instituto também vão ajudar a desenvolver uma nova série de televisão chamada “Amazônia, um thriller ambiental” dos produtores de The Wire and Sopranos, junto com o famoso escritor Misha Glenny e a comentarista da BBC, Kirsty Lang.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo