Defesa do meio ambiente

O Igarapé consolidou seu novo programa Clima e Segurança com a publicação de dois artigos estratégicos e começamos a pautar o debate mostrando a intersecção entre esses temas. Estivemos em espaços relevantes para tratar do assunto, como a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, o Paris Peace Forum e a conferência Itaú Amazônia. Também iniciamos uma nova parceria com a Suíça para ampliar a conscientização sobre as relações entre clima e segurança no Conselho de Segurança da ONU.

 

Desde 2018, o Instituto Igarapé começou a desenvolver as fundações para o novo programa de Clima e Segurança. Alguns de seus produtos mais recentes incluem um documentário com a Financial Times, uma publicação em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, uma visualização sobre garimpos e uma série de artigos de opinião e entrevistas em veículos como Project Syndicate, O Globo, Folha de São Paulo, Valor, Foreign Policy, Climate Diplomacy, Americas Quarterly, entre outros. O Instituto continuou a tradição de publicar artigos e participar de entrevistas sobre questões relacionadas, incluindo à Penguin/Random House.

 

Nossas publicações em 2020 focaram os desafios do desmatamento e do crime ambiental. A primeira publicação, Crime Ambiental na Bacia Amazônica: uma Tipologia para Pesquisa, Política Pública e Ação, está disponível em português, inglês e espanhol, e apresenta uma tipologia para ajudar a entender melhor o quadro de crimes ambientais. A publicação gerou um artigo de opinião para a Folha, compartilhado no Twitter do veículo para quase 8 milhões de pessoas, e matérias para a Valor, Reuters e UOL. A segunda publicação, disponível em português e em inglês, Soluções Tecnológicas para Rastreabilidade da Cadeia de suprimentos na Amazônia Brasileira: oportunidades para o Setor Financeiro destaca algumas das principais tecnologias que facilitam uma maior rastreabilidade das cadeias de suprimentos necessárias para medir o progresso nas métricas ESG. A publicação foi veiculada pela Folha.

 

O Instituto esteve, pelo terceiro ano consecutivo, no Paris Peace Forum, no qual falamos sobre crimes ambientais na Bacia Amazônica e oferecemos propostas para conter esses crimes. Com a intenção de lançar luz sobre o desmatamento na Amazônia, o Instituto também participou de outros eventos, como Extractive Industries in the Amazon, organizado pelo Global Americans, a primeira conferência Itaú Amazônia, Climate Action in COVID Era, moderado pelo Instituto, e Amazonia Undercover, em Princeton. 

 

O Instituto também intensificou seu trabalho global sobre o tema. Iniciamos uma parceria para destacar as relações entre mudança climática e insegurança no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Uma série de visualizações será apresentada a alguns de seus representantes em Nova York em 2021. Em outra frente, os diretores do Instituto também vão ajudar a desenvolver uma nova série de televisão chamada “Amazônia, um thriller ambiental” dos produtores de The Wire and Sopranos, junto com o famoso escritor Misha Glenny e a comentarista da BBC, Kirsty Lang.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo