Boletim Futuros Globais: Desenvolvendo a Inteligência Artificial responsável no Sul Global

O potencial e os riscos da Inteligência Artificial (IA) dominaram a agenda global em 2023 e continuarão a ser um tema ainda mais crucial em 2024. Este Global Futures Bulletin aborda o panorama regulatório da IA no mundo, explorando onde e como estão sendo desenvolvidas as políticas de segurança e alinhamento da IA e suas variações entre as diferentes regiões. O relatório também oferece uma análise preliminar do alcance, da escala e do desenvolvimento de limites éticos e responsáveis relacionados à IA.

Para que as políticas de IA sejam eficazes e justas, é essencial que sejam formuladas de maneira segura, protegida e inclusiva, além de ajustadas à realidade política, econômica, social e tecnológica do Sul Global. Atualmente, um pequeno grupo de nações desenvolvidas e grandes empresas de tecnologia controlam as discussões sobre regulamentação da IA, o que lhes confere a capacidade de estabelecer padrões normativos e práticos para o restante do mundo. É vital que os países em desenvolvimento acelerem o processo de criação, desenvolvimento e implementação de suas políticas de IA.

Este Global Futures Bulletin se baseia em insights da Força-Tarefa Global sobre Análise Preditiva, coordenada pelo Instituto Igarapé e pela New America. Além de analisar mais de 470 leis, políticas e normas de IA, o boletim traz uma série de recomendações destinadas a formuladores de políticas, representantes do setor e da sociedade civil, além de stakeholders, com o objetivo de fortalecer a regulamentação responsável da IA em países em desenvolvimento.

 

Leia a publicação (disponível em inglês)

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo