Cibersegurança no Brasil: uma análise da estratégia nacional

Em uma sociedade cada vez mais conectada, a segurança de dados, sistemas, redes, processos, infraestruturas digitais e pessoas ganha cada vez mais importância. Países de todo o mundo enfrentam desafios para prevenir ameaças na área, como ataques cibernéticos. Nos últimos anos, o país desenvolveu instituições, leis e normas relacionadas à segurança cibernética no âmbito da administração pública federal. No entanto, ainda há avanços necessários, sobretudo para fortalecer a cooperação entre sociedade civil, comunidade acadêmica, autoridades públicas e setor privado. Assim, o Instituto Igarapé lançou o Portal Brasileiro da Cibersegurança, visando reunir conhecimento para uma ação coletiva por um ambiente digital mais seguro. O portal integra conhecimentos para uma ação coletiva e multissetorial. É o primeiro repositório nacional  dedicado à governança da cibersegurança.

Além do portal, o Instituto também lançou o seu Artigo Estratégico 54, Cibersegurança no Brasil: uma análise da estratégia nacional. O artigo revisa a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), proposta pelo governo federal, e identifica as principais lacunas para avanços e respostas a riscos já existentes e riscos iminentes. Este trabalho é o resultado de entrevistas semi estruturadas e não estruturadas com especialistas de diferentes setores, extensa revisão de documentos primários, e trabalho etnográfico em fóruns e diálogos nacionais e internacionais sobre a segurança cibernética no Brasil.

 

Leia a publicação

 

Conheça a análise da estratégia

 

Acesse o Portal

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo