Notas Técnicas: Global Task Force on Predictive Analytics for Security and Development

 

Força-Tarefa Global em Análise Preditiva para Segurança e Desenvolvimento

 

O desenvolvimento de novas tecnologias preditivas está impulsionando transformações em sociedades ao redor do mundo. Governos, empresas e organizações sem fins lucrativos estão se mobilizando para aplicar análises preditivas visando a “otimização” de variadas frentes, desde a distribuição de recursos de segurança até o combate ao desmatamento ilegal, passando pela melhoria do transporte público e pela eficiência energética. No entanto, os riscos potenciais associados a essas tecnologias não estão recebendo a devida consideração. Esse é um desafio particularmente acentuado em países em desenvolvimento, que ainda vivenciam suas próprias revoluções digitais e precisam balancear necessidades básicas, preocupações e desigualdades sociais na hora de avaliar o momento certo de implementar essas ferramentas.

 

O Instituto Igarapé e a New America acreditam que estabelecer estruturas regulatórias  apropriadas exige a construção de um consenso sobre os princípios fundamentais que devem guiar a criação e a aplicação de ferramentas de IA preditiva. Embora parte da sociedade civil e de organizações intergovernamentais liderem várias iniciativas promovendo padrões éticos para a IA, a discussão permanece majoritariamente focada na América do Norte e Europa Ocidental. Nações de renda baixa e média ainda têm dificuldades para lidar com os impactos e o alcance decorrentes da adoção de análises preditivas.

 

Com o intuito de superar essas barreiras, a nova Força-Tarefa Global se propõe a unir ativistas dos direitos digitais, representantes do setor público, empreendedores de tecnologia e cientistas sociais das Américas, África, Ásia e Europa, com o objetivo de estabelecer os princípios iniciais para a utilização de tecnologias preditivas em contextos de segurança pública e desenvolvimento sustentável no Sul Global.

 

Leia a publicação - apenas em inglês

 

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo