Segurança e Privacidade para a Internet das Coisas

A implementação de tecnologias associadas à Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês) é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país, em especial com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

No entanto, a IoT também traz uma série de riscos relacionados à segurança, privacidade e proteção de dados. Ao considerar seus impactos sociais e econômicos, esta Nota Estratégica identifica e analisa os riscos de três tecnologias que sustentam este paradigma: dispositivos e sensores, sistemas de inteligência artificial e computação na nuvem. Também explora aspectos regulatórios e técnicos importantes para o desenvolvimento de tecnologias para uma IoT segura.

A pesquisa foi feita a partir da análise de documentos primários, como políticas e marcos regulatórios, além de revisão bibliográfica e reuniões com especialistas de diferentes setores. Os resultados encontrados sugerem que para mitigar estes riscos é necessária a inserção de valores e princípios fundamentais, como privacidade e segurança, ainda no início da cadeia de desenvolvimento da IoT.

Argumenta-se, assim, em favor da concepção de uma IoT que vise maximizar a proteção dos dados coletados e minimizar os riscos de ataques cibernéticos. Em outras palavras, uma IoT que contribua para a construção de um ecossistema sustentável para usuários, governos e negócios.

 

Leia o resumo

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo