Retrato da violência contra mulheres no México nos últimos cinco anos

 

O indicador mais utilizado para medir violência no mundo, a taxa de homicídio, esconde uma realidade brutal da experiência de vida das mulheres: elas são as principais vítimas de todos os tipos de violência, exceto homicídios.

Os tipos de violência aos quais as mulheres são submetidas em maiores proporções que os homens costumam ser considerados de “menor gravidade”, por não resultarem em morte. Contudo, os assassinatos de mulheres muitas vezes representam a fase final de uma sucessão de agressões.2 As pesquisas sobre violência contra as mulheres costumam se deparar com a subnotificação dos casos, a inconsistência dos registros e a falta de padronização e confiabilidade das fontes de dados. Dessa forma, a desproporcionalidade de vitimização do público feminino em todas as outras formas de violência, exceto a letal, acaba não recebendo a atenção necessária na formulação de políticas públicas e nos debates sobre o tema.

Nesse sentido, a plataforma EVA e as produções que dela derivam buscam contribuir com a sistematização e análise de dados para mapear e entender os padrões das violências contra mulheres, oferecendo subsídios para planejar políticas baseadas em evidências que sejam capazes de reverter o quadro.

Este relatório faz parte dessa contribuição e apresenta o cenário da violência contra mulheres nos últimos cinco anos no México. A análise tem como base a plataforma EVA, desenvolvida pelo Instituto Igarapé com o apoio da Uber.

 

Leia a publicação

 

 

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo