Momento oportuno: revisão da capacidade brasileira para desdobrar especialistas civis em missões internacionais

 

Janeiro, 2013

O presente relatório versa sobre a capacidade brasileira para desdobrar especialistas brasileiros em missões internacionais, atuais e futuras, bilaterais e multilaterais. A tomada de decisão referente ao porquê, quando, como e onde está condicionada a questões políticas, legais e financeiras – isto foge do escopo do relatório, que pretende apenas indicar possibilidades para futuros passos. A partir da revisão de experiências de emprego de especialistas civis de Estados-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), este relatório considera, primeiro, o contexto internacional para o emprego de especialistas civis; em seguida, resgata o contexto doméstico brasileiro que poderia ser aproveitado no emprego de tais profissionais, com destaque às oportunidades e aos desafios institucionais, legais e de capacidade. Ao final, conclui-se com reflexões sobre como o Brasil poderia assumir um papel mais institucionalizado, com participação mais ativa, junto a outros membros da ONU.

A pesquisa inclui entrevistas com ministros, conselheiros, secretários e funcionários públicos, realizadas em Brasília, Genebra, Londres, Ottawa, Nova Iorque, Oslo, Estocolmo e Washington DC. Outros insights foram obtidos a partir da revisão da literatura primária e secundária sobre o emprego de especialistas civis em missões de paz, incluindo-se a recente revisão da ONU sobre capacidade civil internacional.

VER PDF

 

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo