Momento Oportuno: Revisão da Capacidade Brasileira para Desdobrar Especialistas Civis em Missões Internacionais

O presente relatório versa sobre a capacidade brasileira para desdobrar especialistas brasileiros em missões internacionais, atuais e futuras, bilaterais e multilaterais. A tomada de decisão referente ao porquê, quando, como e onde está condicionada a questões políticas, legais e financeiras – isto foge do escopo do relatório, que pretende apenas indicar possibilidades para futuros passos. A partir da revisão de experiências de emprego de especialistas civis de Estados-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), este relatório considera, primeiro, o contexto internacional para o emprego de especialistas civis; em seguida, resgata o contexto doméstico brasileiro que poderia ser aproveitado no emprego de tais profissionais, com destaque às oportunidades e aos desafios institucionais, legais e de capacidade. Ao final, conclui-se com reflexões sobre como o Brasil poderia assumir um papel mais institucionalizado, com participação mais ativa, junto a outros membros da ONU.

A pesquisa inclui entrevistas com ministros, conselheiros, secretários e funcionários públicos, realizadas em Brasília, Genebra, Londres, Ottawa, Nova Iorque, Oslo, Estocolmo e Washington DC. Outros insights foram obtidos a partir da revisão da literatura primária e secundária sobre o emprego de especialistas civis em missões de paz, incluindo-se a recente revisão da ONU sobre capacidade civil internacional.

VIEW PDF

 

Tags:

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Skip to content