Manual Formação de facilitadores Gênero e Mulheres, Paz e Segurança

Apesar de serem desproporcionalmente afetadas por conflitos, mulheres são sistematicamente excluídas de processos de paz. Desde a aprovação da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1325 (Res1325) em 2000, a igualdade de gênero passa a ser vista como componente central dos esforços em prol da paz e da segurança internacional.

Este manual tem como objetivo contribuir para a transversalização de gênero, particularmente a partir do treinamento a militares e policiais que participarão em operações de paz. Trata-se de um manual de linguagem simples e acessível, que conta o histórico da evolução dos direitos de mulheres e meninas nas Nações Unidas. Também aborda como a igualdade de gênero passou a ser considerada componente central para a paz duradoura.

Dividido em cinco módulos, o primeiro aborda alguns conceitos centrais para a incorporação de uma perspectiva de gênero, como a transversalização e a igualdade de gênero, e o empoderamento. Já o segundo aborda a evolução dos direitos de mulheres e meninas, e o contexto em que surge a Resolução 1325 – fundadora da agenda sobre mulheres, paz e segurança (MPS). O terceiro módulo trata especificamente desta agenda e seus componentes e de como implementá-la. O quarto módulo discute os impactos que conflitos armados geram para distintos grupos de gênero. Por fim, o quinto módulo explora as diferentes formas sobre como uma perspectiva de gênero pode ser incorporada a operações de paz.

 

Leia o relatório

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo