Latin America Awakes: a Review of the New Drug Policy Debate

Por Ilona Szabó de Carvalho

 

A América Latina sofre com níveis assombrosos de violência organizada e interpessoal, em grande parte ligada à produção ilícita de drogas e à chamada “guerra às drogas”. No entanto, existem evidências de uma crescente resistência ao modelo de controle mundial das drogas e à sua fraca ênfase na repressão à oferta, principalmente por meio de medidas de segurança.

Este relatório analisa como as mudanças em curso na América Latina estão desafiando as fundações deste modelo. Nos últimos dez anos, duas comissões independentes – a Comissão Latino-americana sobre Drogas e Democracia e a Comissão Global de Política sobre Drogas – quebraram o tabu ao discutir políticas de drogas alternativas. Ambas as comissões enfatizaram uma mudança de paradigma das abordagens repressivas para intervenções preventivas com foco na redução de danos e na segurança cidadã.

Encorajados pelas recomendações dessas comissões, líderes latino-americanos de todos as ideologias políticas estão atualmente discutindo uma abordagem mais equilibrada para a política de drogas. Alguns governos estão fazendo experiências com modelos de legislação e regulatórios construídos de acordo com as realidades e necessidades locais de seus países . Estes e outros esforços têm implicações potencialmente dramáticas não apenas para a política de drogas na América Latina, mas no mundo.

 

Ver PDF

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo