Igarapé na mídia

Nos últimos meses, o Instituto Igarapé publicou extensivamente sobre a Amazônia no Financial Times, Foreign Policy, Agenda, Folha de S.Paulo e muitos outros veículos ao redor do mundo. O foco esteve principalmente na extensão do desmatamento e nas soluções para revertê-lo. No final de outubro, o diretor do Instituto Igarapé Robert Muggah foi entrevistado pelo BuzzFeed sobre o crescimento colossal da venda de armas na região amazônica. Robert Muggah foi co-autor de outros artigos sobre a  violência crescente contra defensores ambientais no Americas Quarterly (com Julia Lins Franciotti) e também sobre a proteção de dados no Brasil no Council of Foreign Relations (com Pedro Augusto P. Francisco).

A regulamentação responsável de armas de fogo é uma das principais prioridades do Instituto Igarapé. Durante esses últimos meses, Ilona Szabó estudou e criticou o Projeto de Lei 3.723/2019, que desmonta o sistema de controle de armas do país. Ilona publicou, com outros pesquisadores, um manifesto no Globo mostrando como uma flexibilização em relação ao porte de armas aumentará a violência. Em outro artigo, Ilona Szabó examinou como o aumento do crime e da violência também contribui para a recessão democrática. A diretora Melina Risso também publicou artigos na Folha de S.Paulo e O Globo examinando a obsessão do governo federal pela expansão do porte de armas no país. Por fim, a pesquisadora Michele dos Ramos também foi entrevista pelo Fantástico, no qual falou sobre o controle de crimes e a vulnerabilidade de crianças.

O Instituto Igarapé está trabalhando com vários parceiros, incluindo o Centro de Cooperação Internacional, para acelerar as ações voltadas à Agenda 2030, visando especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 16. Para este fim, Robert Muggah publicou um artigo de opinião no Fórum Econômico Mundial e no Le Monde Diplomatique em que traça estratégias para reduzir a violência em 50% até 2030. Uma versão do artigo também foi amplamente divulgada no blog do Banco Mundial em novembro. Robert Muggah também contribuiu para a popular série NOVA produzida pelo Public Broadcasting Service (PBS) sobre o paradoxo da violência, um documentário sobre a tese de Steven Pinker de que a violência está em declínio.

A resiliência urbana também é um dos principais focos do Instituto Igarapé. Em parceria com a Reuters, Robert Muggah contribuiu para uma extensa matéria sobre como cidades estão se prevenindo e reduzindo crimes. Robert Muggah também foi entrevistado pelo Washington Post em uma popular matéria sobre o crescimento de traficantes evangélicos e os desafios que eles causam para as comunidades minoritárias afro-brasileiras no Rio de Janeiro. Robert Muggah publicou artigos de opinião impactantes na Folha de S.Paulo e no Agenda (com Justin Kosslyn) sobre as ameaças que cidades enfrentam com o aquecimento global.

Confira nossos artigos de opinião

Tags:

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo