Especialistas debatem direito da criança a cidades livres de violência

[Press Release] Outubro de 2016

Resolver de formas mais eficazes o problema da violência contra as crianças e adolescentes é um dos principais desafios de inúmeras cidades do mundo. A preocupação é tema da mesa “Reforçando o papel dos prefeitos na proteção do direito da criança a ambientes urbanos livres de violência durante a conferência sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável das das Nações Unidas, a Habitat III. Representantes de organizações especializadas no assunto vão debater a responsabilidade dos governos municipais em garantir o bem-estar infantil.

“É de extrema importância se debruçar sobre as formas que o poder municipal deve pensar novas políticas públicas que protejam as crianças, oferecendo bases sólidas para seu desenvolvimento”, diz a pesquisadora do Instituto Igarapé, Renata Gianinni, que participa do evento.

A mesa, organizada pela ONG Know Violence e a ONU Habitat, é presidida pela portuguesa Marta Santos Pais, Representante Especial do Secretário Geral da ONU sobre Violência contra Crianças. Além da pesquisadora do Igarapé, também participam María Fernanda Pacheco, da prefeitura de Quito, Luis Revilla, prefeito de La Paz, e crianças do Movimento Global para Crianças da América Latina e Caribe.

Durante este debate será lançado o relatório Protecting Children affected by Armed Violence in the Community, que se baseia nas recomendações da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Como a violência afeta crianças e adolescentes?

O Instituto Igarapé possui experiência no âmbito da questão de violência contra crianças e adolescentes. Recentemente foi lançado um relatório sobre a aplicação de um método de pesquisas desenvolvido pelo Igarapé – e que é voltado para entender a percepção que crianças e adolescentes possuem sobre a violência em suas casas, comunidades e escolas. O método é o Índice de Segurança da Criança (ISC), e já foi aplicado em 14 cidades brasileiras; o ISC também será utilizado em outros países da América Central e Caribe em 2017.

“Desde 2013 trabalhamos no desenvolvimento e aprimoramento do ISC, que entrelaça a captação de dados importantes sobre as crianças e adolescentes e o uso de novas tecnologias – justamente para se obter evidências com alta precisão, fornecendo material embasado para novas políticas voltadas para a segurança dos mais novos”, diz Giannini.

Além do relatório com dados em âmbito nacional, o Igarapé já lançou publicações sobre a aplicação do ISC no Rio de Janeiro e Recife; o Instituto ainda lançará relatório sobre a aplicação do ISC na cidade de São Paulo.

Sobre a Habitat III

A conferência Habitat III, sediada em Quito, no Equador, reúne pesquisadores, membros da sociedade civil e representantes de municipalidades de todo o mundo para discutir novos rumos em busca do desenvolvimento sustentável. Tendo por base a Nova Agenda Urbana, produzida por meio das Nações Unidas, o objetivo do evento é fornecer insumo para que cidades de todo o planeta possam atualizar suas políticas públicas diante de diversos temas – tais como violência, meio-ambiente, responsabilidade social, desigualdade e outros.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo