Youth, Peace and Security: Brazil Revisited

O Brasil não está enfrentando um conflito armado tradicional. Trata-se de uma crise sistêmica de segurança pública. Seus altos níveis de insegurança não se devem a uma única causa, mas a uma combinação de fatores individuais e da sociedade como um todo. Concentração de renda, fragmentação das famílias, acesso limitado à educação de qualidade e a outras oportunidades também pesam nessa balança.
 
Apesar disso, o país também possui esforços notáveis para prevenir e reduzir a violência em nível nacional, estadual e municipal. O Brasil possui um ecossistema rico de programas que visam a promoção da segurança infantil. Apesar de pouco estudado, este panorama é uma oportunidade de aprendizado para o resto do mundo.
 
O seguinte relatório foi realizado para oferecer insights para o Youth, Peace and Security Review. Ele inicia considerando o escopo e escala da violência juvenil. Em seguida, analisa-se seus principais atores. Parte-se então para uma radiografia das causas ocultas do crescimento da insegurança juvenil.
 
O relatório se encerra com uma análise de medidas nacionais, estaduais, municipais e da sociedade civil para prevenir e reduzir a violência.
 
Leia o relatório (em inglês)

 

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo