Cooperação
Internacional

Desafios complexos
exigem ações coordenadas

Em meio a crises globais cada vez mais conectadas e com impactos que ultrapassam fronteiras, o multilateralismo é necessário. É o caso das respostas às mudanças climáticas e perda da biodiversidade, que ameaçam a existência humana: para serem efetivas, precisam ser construídas a partir de esforços coletivos.

 

O Instituto Igarapé atua para criar pontes entre o local e o global, conectando o Brasil e esforços multilaterais, especialmente nas áreas de segurança, natureza e clima. O objetivo é ampliar o impacto, fortalecer as conexões entre diferentes processos, do G20 ao BRICS e a Cúpula do Futuro, e tornar as instituições de governança global, principalmente as Nações Unidas, mais inclusivas, transparentes, eficazes e responsáveis.

Eixos de atuação

Fortalecer a governança climática global
Contribuímos para a inovação institucional (por exemplo, com a proposta de um Conselho Clima e Natureza na ONU). Atuamos por uma reforma mais ampla das Nações Unidas e para fomentar os debates sobre lacunas na governança climática e modelos de governança multilateral.
Promover sinergia entre clima e natureza
Atuamos pela integração da natureza (incluindo as florestas) à agenda internacional do clima, promovendo sinergias entre as Convenções do Rio sobre clima, biodiversidade e desertificação
Internacionalização do debate sobre crimes ambientais
Trabalhamos para que o crime ambiental seja pauta no debate climático global e para fortalecer a cooperação regional por meio da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica).

Publicações em Cooperação Internacional

Destaques em Cooperação Internacional

Conheça a nossa história na área de segurança:

Ao longo de quase duas décadas, nossa equipe tem pesquisado, testado e avaliado abordagens inovadoras para prevenir o crime, reduzir a violência, fortalecer a justiça e aprimorar políticas de segurança.

 

Acreditamos que a segurança, real e percebida, é um pilar essencial de uma sociedade justa e democrática, e deve estar sempre ancorada em direitos humanos, transparência e boa governança, é um pilar essencial de uma sociedade justa e democrática, e deve estar sempre ancorada em direitos humanos, transparência e boa governança.

Nesse percurso, o Igarapé se consolidou como referência global em segurança pública e internacional, contribuindo para o avanço de temas como:

 

●   Policiamento e justiça criminal, ;
●   combate aos fluxos financeiros ilícitos;
●   reforma penal e institucional .
●   prevenção de conflitos e estabilização de territórios de projetos e programas com efeito de demonstração e que possam escalar soluções em nossas áreas de atuação.

The Igarapé Institute uses cookies and other similar technologies to improve your experience, in accordance with our Privacy Policy and our Terms of Use, and by continuing to browse, you agree to these conditions.

Ir para o conteúdo