Institutos apresentam estudo sobre segurança pública no Brasil

Segurança Pública é Solução

08/2018
Institutos lançam 35 propostas para a área de Segurança Pública no país

O Instituto Igarapé desenvolveu, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Sou da Paz,  a “Agenda Segurança Pública é Solução”, reunindo propostas concretas para ajudar o governo federal a reverter o quadro precário da segurança pública no Brasil.

O documento, enviado a todos os candidatos à presidência, teve bastante repercussão na grande mídia e foi abordado por veículos como Jornal Nacional (TV Globo), O Globo, El Pais, dentre muitos outros. A violência é, hoje, uma das principais preocupações da sociedade brasileira: em 2016, cerca de 61 mil pessoas foram assassinadas no país.

Para Ilona Szabó, Diretora-executiva do Instituto Igarapé, a segurança pública deveria ser uma das principais prioridades do próximo governo. “A segurança pública tem sido tratada como uma questão de polícia. Mas sabemos que é muito mais do que isso. Pelo altíssimo custo social e econômico que acarreta, ela é uma condição para o desenvolvimento do país”, afirmou Ilona ao Estadão. “Precisamos descriminalizar o uso de drogas. No Rio, em 50% de todas as prisões policiais, são encontrados menos de 10 gramas de cannabis. Não adianta achar que essa é a solução para o problema. Mais de 30 países mudaram a política de drogas sem que houvesse uma explosão no consumo. É uma questão de saúde pública”, acrescentou.

Leia a agenda completa

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo