Ilona Szabó

Ilona Szabó de Carvalho

Cofundadora e presidente do Instituto Igarapé

Ilona Szabó de Carvalho é empreendedora cívica, e uma liderança renomada internacionalmente em questões de controle de armas, política de drogas, violência policial, ação cívica e climática. É cofundadora e presidente do Instituto Igarapé, um think and do tank independente que trabalha na intersecção de pesquisa, novas tecnologias, comunicação e políticas públicas. O Instituto está focado na segurança pública, digital e climática e suas consequências para a democracia. O Igarapé foi reconhecido como o melhor think tank de política social do mundo em 2019 e a principal organização de direitos humanos do Brasil em 2018. O Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados para desafios complexos.  Nomeada uma das 50 maiores pensadoras da atualidade pela Revista Prospect em 2020, e Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2015, Ilona Szabó é mestre em Estudos Internacionais pela Universidade de Uppsala na Suécia, fellow de políticas públicas na Universidade de Columbia em Nova York e pesquisadora afiliada do Brazil Lab da Universidade de Princeton. Também participou de diversos cursos executivos, como Lideranças Transformadoras na Said Business School, da Universidade de Oxford, e Gestão de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) no Colégio de Defesa Nacional Sueco, em Estocolmo.

 

Ilona é autora dos livros A Defesa do Espaço Cívico, pela editora Objetiva em 2020, Drogas:as histórias que não te contaram e Segurança pública para virar o jogo, publicados pela editora Zahar em 2017 e 2018. Foi co-roteirista do documentário Quebrando o Tabu.  É colunista da Folha de São Paulo, âncora do podcast “Você Pode Mudar o Mundo”, palestrante do TED e comentarista de TV.

 

Foi secretária-executiva da Comissão Global de Políticas sobre Drogas entre 2011 e 2016, e também coordenou o secretariado da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia. Durante seu mandato nas duas comissões, foi responsável por auxiliar a definição de estratégias globais junto a ex-presidentes de diversos países, incluindo Fernando Henrique Cardoso (Brasil), Cesar Gaviria (Colômbia), Ernesto Zedillo (México), Ruth Dreifuss (Suíça), intelectuais públicos, líderes empresariais e mundiais, como Richard Branson e o ex-Secretário Geral da ONU Kofi Annan.

 

Cofundou diversas redes de liderança, incluindo Pense Livre, a Rede de Transformação Pública e o Movimento Agora. Ilona serve em diversos conselhos de organizações sem fins lucrativos, incluindo o conselho consultivo da Rede de Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial, o conselho editorial da revista Americas Quarterly, e o conselho curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Também participou de conselhos voluntários de políticas públicas do governo estadual e federal do Brasil. Em 2018 recebeu a Ordem do Mérito da Segurança Pública, do Ministério da Segurança Pública do Brasil.

 

Com experiência em trabalhos junto a fundações internacionais e organizações multilaterais, em 2016 foi jurada internacional para o Desafio Bloomberg para Prefeitos na América Latina e para a iniciativa 100&Change da Fundação MacArthur’s. Desde 2007, foi consultora para o Comitê de Ajuda ao Desenvolvimento da OCDE, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, União Europeia e diversas ONGs internacionais, conduzindo avaliações pela América Latina e África. Também deu suporte a organizações de base em seu desenvolvimento organizacional.

 

Ilona também contribuiu, na prática, para promover segurança. Em meados dos anos 2000, enquanto trabalhava para a ONG Viva Rio, coordenou uma das maiores campanhas de desarmamento do mundo, junto com um referendo que visava proibir a venda de armas de fogo para cidadãos brasileiros. Além disso, também coordenou programas que produziram pesquisa e ações de advocacy nos temas: participação de crianças no tráfico de drogas, controle de armas e reforma da polícia na América Latina. Entre 2008 e 2011, coordenou a participação da sociedade civil para a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento, trabalhando com diplomatas e ONGs ao redor do mundo. Antes de trabalhar no terceiro setor, Ilona trabalhou por quase cinco anos em bancos de investimento do Rio de Janeiro nas áreas de câmbio e tesouraria internacional.

 

Redes Sociais

 

Facebook: https://www.facebook.com/IlonaSzaboRJ/

Instagram: ilonadecarvalho

LinkedIn: ilonacarvalho

Twitter: @IlonaSzaboC

Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilona_Szabó

 

Podcast: https://igarape.org.br/vocepodemudaromundo

Colunas na Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ilona-szabo/

Revista Gol: https://igarape.org.br/revista-gol-com-ilona/

Livro A Defesa do Espaço Cívico: https://amzn.to/3ddP9h0

Livro Drogas: as histórias que não te contaramhttps://drogasolivro.com.br/

Livro Segurança Pública para virar o Jogohttps://www.paravirarojogo.com.br/o-livro