Segurança no trânsito vai além de evitar acidentes

Com Melina Risso

Publicado no Estadão

Quando se avaliam atributos necessários para um deslocamento com qualidade, é fácil pensar em conceitos como pontualidade, conforto, rapidez e segurança. Via de regra, no entanto, a segurança é apenas vista como uma viagem sem acidentes ou violência física. Mas não deveria ser assim. Para um entendimento melhor sobre deslocamentos seguros, é preciso um olhar sobre características e necessidades distintas dos grupos que compõem a sociedade, como idosos e mulheres, afirmam os especialistas.

“Devemos pensar na iluminação pública, na mobilidade acessível, cidades inteligentes, urbanização efetiva que valorize e permita que convivamos de modo saudável na cidade”, afirma Melina Risso, diretora de programas Instituto Igarapé. A entidade atua na integração de agendas de segurança, clima e desenvolvimento por meio de cinco grandes temas: segurança cidadã, clima e segurança, consolidação da paz, cidades seguras e segurança cibernética. “Temos de buscar planos diretores inclusivos, que não afastem as pessoas e não criem espaços onde grupos fiquem invisíveis tidos como inimigos.”

Leia mais

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Pular para o conteúdo